O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta quarta-feira (28) que a entrega da unidade da Polícia de Fronteira em Ribeirão Claro vai reforçar a segurança das cidades do Norte Pioneiro e dos atrativos turísticos da região. "Moradores e turistas estarão mais protegidos e seguros. É a primeira base operacional física deste programa que o governador Ratinho Júnior vai estender em todas as regiões do Paraná", disse.
A base de Ribeirão Claro entrega na última quinta-feira (22) tem viaturas RAM 3500, armamento de calibre, como fuzis, cães de faro, bases de dados e câmeras do programa Olho Vivo. O investimento é de R$ 5 milhões. "As bases terão ainda aumento de efetivo policial, O governador autorizou a convocação de quatro mil novos policiais e de 1,2 mil bombeiros militares aprovados em concurso. O número de vagas aumentou o dobro e a Polícia Civil recebeu mais 550 policiais agora em dezembro", destacou Romanelli.
O projeto Polícia de Fronteira prevê a instalação de 11 unidades e sistemas de informação integrados para permitir atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais. A estratégia combina tecnologia, inteligência policial e patrulhamento especializado. "As bases reforçam o enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico e ao contrabando na fronteira e divisas do estado, como é o caso de Ribeirão Claro que faz divisa com São Paulo", apontou o deputado.
Outras unidades estão em construção em Sengés, Porecatu, Itaguajé, Querência do Norte, Diamante do Norte, Icaraíma, Santa Helena, Capanema, Vitorino e Campo do Tenente. A entrega da primeira base da Polícia de Fronteira coincidiu com a divulgação do relatório pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. O documento aponta que o Paraná teve redução de 24% no número de mortes violentas em 2025, o segundo melhor resultado do País.
Romanelli disse que a instalação da base operacional de segurança consolida também o turismo da região impulsionado pela oficialização do "Território do Turismo Norte Pioneiro" composto pelas atrações náuticas (represas de Carlópolis e Ribeirão Claro), turismo religioso (Rota do Rosário), aventura e cafés especiais. "A região registrou alta procura, especialmente no verão, com melhorias em infraestrutura e segurança".