Representante da Ucrânia reforça necessidade de ajuda humanitária ao País
Em visita à Assembleia, Anatoliy Tkach agradeceu a solidariedade do Legislativo com a população ucraniana.
Durante uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (11), o representante do Governo da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, reforçou a necessidade de doações humanitárias ao país europeu, que sofre com a guerra declarada pela Rússia. Tkach visitou o Legislativo para agradecer o apoio e solidariedade dos deputados paranaenses com o povo ucraniano. A comitiva formada por representantes ucranianos foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
De acordo com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, mais de quatro milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças, já deixaram a Ucrânia. A Agência estima que outros 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do País. “Vemos a deterioração da ajuda humanitária ao País. Hoje, mais de 16 milhões de pessoas estão precisando de ajuda, em uma população total de 44 milhões. Cerca de ¼ da Ucrânia já foi atingida pela guerra”, revelou Tkach. De acordo com ele, alimentos e medicamentos estão entre os itens mais necessários.
O representante ucraniano também aproveitou a visita para agradecer o apoio da Assembleia aos conterrâneos atingidos pelo conflito. No dia 7 de março, o Poder Legislativo realizou uma Sessão Especial em Solidariedade Incondicional à Ucrânia e ao Povo Ucraniano. Além disso, a bandeira da Ucrânia foi hasteada em frente à sede do Poder Legislativo, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Paraná. “Queremos agradecer o apoio do Paraná. Agradecemos os esforços do Estado para acolher os ucranianos”, disse.
Traiano reforçou o apoio do Legislativo à população ucraniana. “A Assembleia está sempre aberta aos ucranianos”, comentou. “Durante o encontro, tratamos da ajuda humanitária que o Paraná está trabalhando para enviar à Ucrânia. As contribuições que a sociedade paranaense pode dar diretamente ao povo ucraniano são muito importantes”, completou Romanelli.
O deputado destacou ainda o movimento da Assembleia em prol dos ucranianos. “O Parlamento paranaense realizou um ato manifestando nossa solidariedade, sobretudo pela importância da comunidade ucraniana no Paraná, que é muito significativa e com grandes contribuições em todas as áreas”, lembrou o parlamentar.
De acordo com a ONU, a Polônia foi o País que mais recebeu refugiados ucranianos, com mais de três milhões de pessoas. Por isso, a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, que também fez parte da comitiva que visitou a Assembleia, reforçou a importância do apoio à população ucraniana. "A Polônia apoia incondicionalmente. Tratamos quem foge do terror da guerra como amigos. O que está em jogo é o futuro da Europa", destacou.
Também participaram do encontro o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Inovação Brasil Ucrânia, Sérgio Maciura, e o presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk.
Reunião com o representante do Governo da Ucrânia no Brasil 11/05/2022
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca papel da UENP no desenvolvimento do Norte Pioneiro
Leia mais
Dia da Pessoa com Visão Monocular fortalece debate sobre inclusão no Paraná
Lei estadual instituiu a data para ampliar a visibilidade sobre a deficiência sensorial e combater preconceitos.
Leia mais
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Deputado Romanelli (PSD) alerta para prejuízos a motoristas e defende revisão do modelo de pedágio eletrônico implantado no estado
Leia mais