Requerimento cobra explicações da Sanepar sobre as constantes falta de água em Pato Branco

10/02/2020 18h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde dessa segunda-feira (10), para cobrar providências urgentes por parte da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sobre os constantes registros de falta de água no município de Pato Branco e cidades da região do Sudoeste do Estado.

Um requerimento cobra do diretor presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, que sejam tomadas ações emergenciais, pois o problema continua a acometer os cidadãos, em especial, durante os finais de semana, como foi registrado nesse início de ano. “Vejam, por exemplo, que foram registradas falta de água em 15 bairros de Pato Branco, dentre os quais os bairros Alvorada, São Cristóvão, Centro (incluindo a Delegacia de Polícia Civil e carceragem), São Francisco, Fraron, Novo Horizonte, La Salle, Veneza, Santo Antonio, Jardim Floresta, Bairro Bonatto, São João, Vila Isabel, Planalto e Parque do Som”, descreveu o deputado Luiz Fernando Guerra.

O parlamentar disse que respeita a competência dos dirigentes da empresa, mas que as frequentes interrupções no abastecimento de água quer seja nas comunidades rurais e na sede urbana do município, continuam a acontecer; mesmo após a SANEPAR ter anunciado recentes investimentos e melhorias no sistema de abastecimento de água de Pato Branco, como a ampliação da estação de tratamento, reservatórios e assentamento de adutoras.

Para o deputado, “não dá mais para o consumidor sofrer, justamente nos finais de semana, oportunidade de lazer e descanso junto à família. Nós precisamos de uma resposta definitiva e esclarecedora, a fim de que esse problema possa ser resolvido”, afirmou Guerra.

A Alegação de que a falta de água acontece porque as pessoas não possuem caixa de água em casa não dá para aceitar; estamos falando de bairros que abrigam, inclusive, pessoas carentes e que merecem ser tratadas com dignidade por parte da Sanepar, afirmou o deputado.

O requerimento formulado pelo deputado Luiz Fernando Guerra, descreve, ainda que por diversas oportunidades formulou questionamentos à diretoria da Sanepar cobrando investimentos para melhoria do sistema, questões relacionadas ao aumento do consumo ocasionado por ar nos hidrômetros, além da irregularidade na cobrança da tarifa mínima dos consumidores sem o consequente consumo e manifestando a contrariedade aos índices de reajustes aplicados superiores à inflação do período.

Dentre as perguntas a serem respondidas pela Sanepar, o deputado questiona: Quais são as causas que efetivamente são responsáveis pelas constantes interrupções registradas no sistema de abastecimento de água do município de Pato Branco?; Qual é a previsão para ampliação do número de reservatórios e qual a capacidade de armazenamento que será acrescida ao volume atual de reservação?; Qual é a programação da Sanepar quanto à ampliação do assentamento de tubulações de adutoras a fim de renovar a estrutura de saneamento e garantir que a água chegue em quantidade e pressão suficientes ao consumidor? E, se a Sanepar possui gerador próprio de energia elétrica junto à estação de captação de água, para cobrir eventual falta de fornecimento por parte da concessionária ou em sua ausência, pretende implantá-lo?

Na justificativa do documento, o deputado descreveu que os moradores das áreas afetadas, inclusive, estão questionando que com o retorno do fornecimento da água, acontece problemas relacionados ao aumento de ar e pressão na tubulação, o que ocasiona reparos nas válvulas e boias das caixas de água, causando prejuízos com a manutenção, os quais não são reembolsados pela companhia; além da turbidez na água fornecida para o consumo.

“Reitero que este tema já foi abordado até pela Promotoria Pública de Defesa do Consumidor e o Poder Legislativo local, que através de audiência pública para tratar dos problemas recorrentes no abastecimento de água em Pato Branco”, recordou.

“Em nome da população que representamos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, requer para que a Companhia de Saneamento do Paraná, manifeste-se com a urgência que o tema requer e apresente de forma efetiva e eficiente a solução que os consumidores pleiteiam, como demonstração de respeito às demandas e prioridade dessa gestão”, concluiu o documento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação