Semana da Pátria é celebrada em sessão solene na Assembleia Legislativa Evento serviu para resgatar valores importantes, datas que estão ficando esquecidas, relatou o proponente da sessão o deputado Subtenente Everton (PSL).

02/09/2019 20h00 | por Thiago Alonso

Semana da Pátria é celebra na Alep em evento proposto pelo deputado Subtenente Everton.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu uma sessão solene alusiva às comemorações da Semana da Pátria no início da noite desta segunda-feira (02), por proposição do deputado Subtenente Everton (PSL). A Semana da Pátria se iniciou em 1º de setembro e vai até o dia 7 de setembro, quando é relembrada a história da Independência do Brasil, em 1822. “Esta é uma semana muito importante. Hoje, os mais jovens já não se recordam mais destas datas. Elas estão ficando esquecidas. Este evento busca resgatar valores importantes. O amor à pátria é como a fé, simplesmente sentimos”, disse o parlamentar.

O evento contou com a presença de militares do Exército Brasileiro, ex-combatentes da Legião Paranaense do Expedicionário, da Associação Batalhão Suez do Paraná, de soldados veteranos, Amigos da Velha Guarda do Material Bélico, da Guarda Municipal, da União dos Escoteiros do Brasil, além de militares da reserva e seus familiares. Os deputados Elio Rusch (DEM) e Alexandre Amaro (Republicanos) também estiveram presentes.

Durante a solenidade, diplomas de menção honrosa foram entregues a representantes das diversas entidades participantes. “Convidamos para serem homenageadas pessoas que, de alguma forma, fizeram um trabalho excelente para enaltecer esta Pátria. Eles tiveram uma atuação em prol da nação brasileira. Esta é nossa forma de dizer muito obrigado a estas pessoas”, explicou o deputado.

Participaram da sessão solene o general de brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar (5ª RM), o representante do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, Lineu Tomass, o juiz presidente da Comissão de Segurança Permanente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jean Carlos Leek, o chefe de Estado Maior da 5° Artilharia Divisionária, Coronel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão, o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Samuel Prestes, e o Tenente Coronel da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Homenageados – Um dos homenageados da noite foi o soldado Jacel Cidre, da Associação Batalhão Suez do Paraná. Aos 77 anos, ele se recorda de diversas missões em que representou o Brasil no exterior, como os 18 meses que passou na Faixa de Gaza, na década de 1960. “Depois de todos estes anos servindo ao País, sinto-me muito orgulho desta homenagem. É muito gratificante”, disse.

O sentimento é compartilhado com o do diretor da União de Escoteiros do Brasil, outro agraciado com o diploma de menção honrosa. Para ele, a solenidade serve para dar publicidade ao valor da Pátria. “Este evento é muito importante para divulgarmos o civismo. É fundamental nos engajarmos neste movimento”, afirmou.