Tambores japoneses do Taiko ressoam em mais uma edição do "Comunicação & Arte na Alep" Apresentação do grupo nipônico Wakaba Taiko, com dança Bon Odori, leva uma parte da milenar tradição japonesa à Assembleia Legislativa do Paraná.

09/10/2019 12h16 | por Trajano Budola

O som dos tambores invadiu o Comunicação & Arte na Alep desta quarta-feira (09).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O Consul-Geral Hajime Kimura, acompanhado do presidente da Alep deputado Ademar Traiano e do deputado Coronel Lee, prestigiou a gravação do Comunicação & Arte na Alep.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Bon Odori, a dança folclórica japonesa, também teve espaço no Comunicação e Arte na Alep.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O som dos tambores japoneses do Taiko ecoou pelos gabinetes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em mais uma edição do projeto “Comunicação & Arte na Alep”, na manhã desta quarta-feira (9). Tocados por quatro músicos do grupo Wakaba Taiko, os instrumentos de percussão chamaram a atenção de quem trabalha ou passava pela entrada do edifício Tancredo Neves e pode acompanhar também a Bon Odori, dança típica da cultura nipônica.

“É um momento especial porque temos a oportunidade de conhecer mais desta cultura, neste espaço que semanalmente abrimos aos artistas”, afirmou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB). A mesma impressão teve o deputado Coronel Lee (PSL), de origem nipônica. “Temos que nos orgulhar desta tradição milenar. É uma grande oportunidade de mostrar nossa história”, falou sobre a apresentação em frente ao Café da Assembleia.

Prestigiando o evento, o cônsul do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, explicou que as comemorações da colônia japonesa em todo o país estão simbolizadas pelo Haru Matsuri, o festival da chegada da primavera. “A cultura brasileira é muito rica. Trazer a cultura japonesa, que é bastante diferente em relação às outras etnias, mostra também esta diversidade que existe no Paraná”, afirmou.

“Eu acho interessante valorizar todas as características de nossa cultura, ainda trazendo estes artistas que se sentem valorizados por estar em um espaço tão importante”, destacou o deputado Cobra Repórter, que acompanhou a apresentação. O deputado Delegado Recalcatti (PSD) também elogiou a iniciativa, comandada pela Diretoria de Comunicação da Alep. “Tivemos na semana passada a MPB e hoje vemos a arte japonesa, algo diferente. É muito interessante”, afirmou.

Uma das integrantes do quarteto que apresentou o Taiko, Larissa Yukari Ono, nascida no Japão, descreveu a sensação de tocar no meio do expediente do órgão público. “Estávamos cercados de várias pessoas, com uma acústica bem diferente da que estamos acostumados, sentimos que o som chegou a todos os cantos do lugar, ficamos muito felizes pelo convite para tocar aqui”, contou, sobre o grande número de espectadores que observavam a apresentação dos parapeitos do prédio.

O assessor do gabinete do deputado Jonas Guimarães (PSB), Mauro Eidi Hamasaki, que faz parte do Clube Nikkei Curitiba, onde o Wakaba Taiko faz seus ensaios, foi um dos que acompanharam a apresentação dos corredores que dão vista para o vão central do edifício. Observando os movimentos que caracterizam a coreografia no acompanhamento dos tambores, ele falou do orgulho de ver sua cultura representada na Alep. “O Taiko é hoje uma parte do que é mais difundido no Brasil”, explicou.

Em visita ao gabinete do deputado Coronel Lee, Alan Rodrigo Silva, supervisor da Guarda Municipal de Mandirituba, se surpreendeu com a apresentação já na entrada da Alep. “Viemos tratar de assuntos pertinentes à segurança pública e nos deparamos com este som. Isto deve ser mantido para divulgar a cultura. A Assembleia tem um ar sempre muito sério, creio que assim até o ambiente se torna mais agradável”, relatou.