Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissões da Assembleia Legislativa do Paraná ampliam número de reuniões em quase 40% em 2025

Dedicados à apreciação de projetos e ao debate de temas relevantes, encontros passaram de 203, em 2024, para 282 no ano corrente.

Comissões da Casa realizaram 282 reuniões ao longo de 2025.
Comissões da Casa realizaram 282 reuniões ao longo de 2025. Créditos: Valdir Amaral/Alep

Os colegiados que compõem a Assembleia Legislativa do Paraná — grupo formado por 29 Comissões Permanentes, 15 Frentes Parlamentares e sete Blocos Temáticos — realizaram 282 reuniões ao longo de 2025, período que compreende a 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. O número representa um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior, quando os colegiados se encontraram 203 vezes.

Compostos por deputados estaduais e marcados pela pluralidade de perspectivas, os encontros foram dedicados à apreciação de projetos de lei, ao debate de temas relevantes e à organização de eventos, como audiências públicas. É possível conferir a lista de todos os colegiados instalados na Alep por meio do site oficial.

Considerando apenas o trabalho das Comissões Permanentes — que analisam o mérito dos projetos de lei protocolados na Casa de Leis após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) validar a adequação com as normas constitucionais — foram realizadas 263 reuniões. O trabalho de debate e análise conduzido pelos deputados estaduais resultou na apresentação de 1.540 pareceres favoráveis e seis contrários. Etapa na qual o Legislativo solicita esclarecimentos de outras instituições sobre as proposições, a baixa em diligência foi requerida pelos deputados 47 vezes.

Os parlamentares apresentaram ainda 53 votos divergindo do parecer apresentado pelo relator — sintoma da pluralidade de ideias presentes no trabalho legislativo. Foram solicitados ainda 150 pedidos de vista e 81 retiradas de ofício. Ao todo, foram apresentados 2.121 pareceres. As Comissões Permanentes, com exceção da Comissão Executiva, são compostas por sete membros cada.

Blocos, Frentes Parlamentares e Bancadas

Os deputados promoveram também 19 reuniões de Blocos, Frentes Parlamentares e Bancadas. As Frentes são associações suprapartidárias de integrantes do Poder Legislativo que visam discutir um tema específico para procurar soluções ou aprimorar a legislação especializada no assunto. Já o Bloco é a agremiação de deputados destinada ao tratamento de assuntos de interesse da sociedade paranaense.

Dentre os problemas vivenciados pela sociedade paranaense e que foram tema de debate estão as cobranças indevidas em pedágios e os deslizamentos da BR-277, no trecho que liga a capital paranaense com Paranaguá (destacado pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Alep); a necessidade de maior reconhecimento da advocacia dativa, um dos focos da recém-instalada Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia; ou a fila de 59,3 mil crianças com até seis anos que esperavam por uma vaga em creches no Paraná, evidenciado pela Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Temas como a transição energética e de biocombustíveis (Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável e Biocombustíveis da Assembleia Legislativa), a constituição de uma força de atendimento psicológico às vítimas do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu (Frente de Proteção à Saúde Mental), para citar alguns, também foram pautados pelos colegiados. O teor de todas as discussões promovidas e os resultados propostos podem ser conferidos no site da Assembleia Legislativa do Paraná.

Formação

A Casa de Leis conta hoje com sete Blocos Temáticos em atuação: Agropecuário; Digital e da Inovação; da Agricultura Familiar; da Madeira; da Neurodiversidade; da Saúde Pública; e da Segurança Pública.

Há instaladas na Casa de Leis 15 Frentes Parlamentares: Pró-Vida; da População em Situação de Rua; da Primeira Infância; de Apoio ao Comércio Paraná-Paraguai; de Apoio aos Rodeios e Exposições Municipais; de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite; de Engenharia, Agronomia, Geociências, Incentivo ao BIM e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná; de Apoio às Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos; do Hidrogênio Renovável; do Segmento de Materiais de Construção; dos Condomínios; dos Geradores de Energias Renováveis; em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; em Defesa da Advocacia; e para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação