Nascido em 01/06/1962, NELSON LAURO LUERSEN foi o sétimo filho de ODETE CATARINA GARCIA e LAURO LUERSEN (em memória). Seus pais, netos de imigrantes europeus, cursaram a escola apenas até o ensino fundamental, já que desde muito novos precisaram trabalhar na lavoura e no comércio para o sustento familiar. O casal e seus nove filhos viveram no pequeno município de CAPINZAL, em SANTA CATARINA, até o início dos anos 70 quando, em meio a movimentos migratórios correntes, resolveram buscar novas oportunidades no PARANÁ, mais especificamente no município de SALTO DO LONTRA, sito na região sudoeste do estado.

No PARANÁ, LUERSEN residiu em SALTO DO LONTRA do final de sua infância ao início de sua juventude e, no contra turno de suas aulas, auxiliava seus pais no pequeno comércio alimentício que mantinham e fornecia o sustento da família. No início dos anos 80, seguindo os passos de seus pais e irmão mais velho, e estimulado por eles, NELSON se muda para o município de PLANALTO, localizado também na região sudoeste do PARANÁ, onde passa a exercer atividade laboral no ramo alimentício, tornando-se, assim, sócio da então crescente empresa LUERSEN COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA, em atividade até hoje.

Nascido em 01/06/1962, NELSON LAURO LUERSEN é o sétimo filho de ODETE CATARINA GARCIA e LAURO LUERSEN (em memória). Seus pais cursaram a escola apenas até o ensino fundamental, já que desde muito novos precisaram trabalhar na lavoura e no comércio para o sustento familiar. O casal e seus nove filhos viveram no município de CAPINZAL, em SANTA CATARINA, até o início dos anos 70 quando, em meio a movimentos migratórios correntes, resolveram buscar novas oportunidades no PARANÁ, mais especificamente no município de SALTO DO LONTRA, na região sudoeste do estado.

No PARANÁ, LUERSEN residiu em SALTO DO LONTRA do final de sua infância ao início de sua juventude e, no contra turno de suas aulas, auxiliava seus pais no pequeno comércio alimentício que mantinham e fornecia o sustento da família. No início dos anos 80, seguindo os passos de seus pais e irmão mais velho, e estimulado por eles, NELSON se muda para o município de PLANALTO, localizado também na região sudoeste do PARANÁ, onde passa a exercer atividade laboral no ramo alimentício, tornando-se, assim, sócio da empresa LUERSEN COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA, em atividade até hoje.

Em 1986 se casa com ANETE TEREZINHA FAVRETTO, filha de agricultores gaúchos que foram pioneiros no município de AMPÉRE – PR. O jovem casal, então, fixa residência em PLANALTO, aonde criaram seus filhos, LAURO e MARINA, e residem até hoje.

Em 1996, ainda na onda da redemocratização e inovação, LUERSEN, com apenas 34 anos, desponta como líder em seu município e candidata-se ao cargo de Prefeito de PLANALTO.

Eleito, exerce seu mandato alternando austeridade e diplomacia, aplicando os aprendizados da administração empresarial à atividade pública e, na eleição seguinte, em 2000, após candidatura única, é reeleito pelo reconhecimento de seus esforços em prol do município. Após mandato de positiva repercussão na região sudoeste, incentivado por co-partidários, candidata-se, em 2006, a Deputado Estadual e, embora não eleito, conquista suplência.

Em 2008, ainda crente de que tinha muito à contribuir, candidata-se mais uma vez à Prefeitura de Planalto e, mais uma vez, os planaltenses, acreditando em seu potencial e cientes das anteriores realizações, o elegem, oportunizando-o exercer seu terceiro mandato como Prefeito – o que o faz até 2010 quando, após renunciar ao cargo ocupado, volta a candidatar-se a Deputado Estadual, a fim de ampliar o alcance de sua atividade.

Eleito como Deputado Estadual no Paraná, busca fazer jus ao reconhecimento sufragista de milhares de paranaenses que, nas três eleições estaduais subsequentes depositaram nele, seus votos de confiança. Em sua hoje madura caminhada política, LUERSEN continua buscando, sempre pautado nos hígidos valores repassados pelos seus pais, exercer seu múnus público com dignidade e responsabilidade, atento aos anseios de seus eleitores, posicionando-se, por isso, em prol do desenvolvimento econômico, da educação ampla e irrestrita, da adequada prestação de serviços de saúde à população, do incentivo a criação de empregos e renda, em apoio ao acesso e criação de infraestrutura que possibilite aos paranaenses, da forma mais ampla possível, desenvolverem-se dignamente em suas personalidades cidadãs.

Deputado municipalista, está sempre em contato com a população, votando, fazendo projetos de lei e requerimentos em prol do povo paranaense.

Por admirar a trajetória do saudoso líder Leonel de Moura Brizola e pelo convite do então Senador Osmar Dias, filiou-se ao PDT o qual se manteve por 17 anos.

Recentemente, por afinidade política e administrativa com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior, migrou para o União Brasil, partido da base governamental, para contribuir ainda mais com o povo do Estado.

Católico, defende a família como base da sociedade, defende as famílias vulneráveis, um estado forte, apoiando a iniciativa privada, o agronegócio e as empresas para geração de emprego e renda.

Trabalha por uma sociedade inclusiva, sem discriminação de raça, credo e sexo. Tendo a preservação do meio ambiente como instrumento de vida saudável às gerações futuras.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Nelson Luersen
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação