21ª Conferência da Unale é aberta oficialmente em Foz do Iguaçu

08/06/2017 10h28 | por kharina Guimarães -narração: Cláudia Ribeiro
Podcast
A solenidade de abertura da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná reuniu 1,8 mil pessoas na noite desta quarta-feira (07) em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná.  Até o próximo dia 9, centenas de autoridades, entre governadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos, vereadores e servidores públicos debatem os rumos do país em meio à crise política e as reformas propostas pelo governo.

Segundo o presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), o Brasil precisa com urgência de uma série de reformas, entre elas a reforma eleitoral, e a Unale dá sua contribuição ao promover o debate desses temas.

(sonora)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), anfitrião do encontro, ressaltou que o bom momento vivido pelo Paraná em meio a crise serve de exemplo para todo o país.

(sonora)

Além de proporcionar um amplo debate sobre a situação do Brasil, a conferência também é uma oportunidade para o fortalecimento dos legislativos estaduais, destaca o presidente da comissão organizadora do evento, deputado Ademir Bier (PMDB-PR).

(SONORA)

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ressaltou o orgulho do estado em receber um evento desse porte e destacou  a importância do tema para o momento em que o país vive.

(Sonora)

Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), destacou o papel do Poder Legislativo ao assumir um papel central no processo de transformação do país.

Durante a solenidade de abertura foram homenageadas as autoridades que se destacaram pela atuação política. Receberam a Comenda Unale o governador do Paraná, Beto Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Comissão Organizadora da 21ª CNLE, deputado estadual Ademir Bier, e o ex-presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (PROS/ES).

Também foi feita uma homenagem póstuma a ex-presidente da Unale deputada Aparecida Gama (RJ) que faleceu no dia 13 de maio. Ela foi a primeira mulher a presidir a entidade, em um mandato compartilhado na gestão 2010-2011.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.