2ª edição do Seminário Feliz Cidades dos Idosos promove debate sobre qualidade de vida para a população idosa em Cascavel
Realizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, evento registou mais de 900 participantes.
A cidade de Cascavel, no Oeste do Estado, foi palco hoje do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, um evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
O seminário, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos. Durante o seminário, foram promovidas palestras, mesas-redondas e debates que visavam identificar desafios e soluções para promover a inclusão social, o acesso a serviços e a valorização da pessoa idosa.
A abertura do seminário contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Cobra Repórter (PSD) e do vice-presidente, deputado Batatinha (MDB), além da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Governo estadual, Leandri Dal Ponte, que destacou a importância de debater o tema e buscar políticas públicas efetivas para atender às demandas da população idosa. “Momentos como este são importantes para que possamos trocar experiências, apresentar projetos e propor soluções aos problemas enfrentados pela população que está na melhor idade”, disse Leandri.
O presidente da Comissão organizadora do evento, deputado Cobra Repórter, lembrou a importância da interiorização dos debates de interesse dos paranaenses. “Queremos ouvir o que realmente os idosos sentem e o que mais precisam, por isso estamos realizando estes seminários pelo Paraná. Queremos ouvir as demandas e propor projetos práticos que melhorem e garantam qualidade de vida aos idosos”, finalizou.
Já o vice-presidente da Comissão, deputado Batatinha (MDB) também destacou a importância do debate com a população nas cidades. “É muito importante que possamos trazer as autoridades para o interior do Estado para que entendam na prática as necessidades. Fico muito feliz em saber que estamos conseguindo ajudar a população que mais precisa”.
Entre os assuntos discutidos estavam a saúde física e mental dos idosos, o acesso à moradia adequada, o combate à violência e ao abuso financeiro contra os mais velhos, além da necessidade de espaços públicos inclusivos e adaptados. Os participantes também puderam trocar experiências e compartilhar boas práticas e experiências em outras cidades do estado.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, apresentou políticas públicas já implantadas, que renderam ao município o título de certificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o selo Cidade Amiga do Idoso. Segundo ele, políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Fico feliz porque outras cidades estão vindo para Cascavel, claro também para trazer boas ideias, mas levarão daqui aquilo que nós já temos consolidado. É um dia importante para a nossa cidade, um dia de comemoração pelo que temos e pelo que vamos conquistar", enfatizou o prefeito.
Diversos palestrantes demonstraram suas experiências e conhecimentos sobre os assuntos em debate, trazendo conhecimentos valiosos ao público presente. Houve também espaço para debates e troca de experiências entre os participantes, proporcionando um ambiente rico em aprendizado.
O 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos já se consolidou como um importante espaço de reflexão e articulação em prol do envelhecimento ativo e saudável. Através do compartilhamento de conhecimentos e experiências, a iniciativa busca promover uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios e potencialidades dos idosos, visando garantir uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná demonstrou seu compromisso contínuo com essa causa e pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no seminário, promovendo outros eventos pelo Paraná.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei quer impedir venda de bebidas alcoólicas para menores de idade em mercados autônomos
Proposta não pretende restringir o funcionamento dos mercados autônomos, apenas adequar a inova-ção às normas de proteção da infância e da adolescência.
Leia mais
Paraná inicia Julho Amarelo com ações de conscientização sobre hepatites virais
Iniciativa é resultado da Lei Estadual nº 22.295/2025, proposta pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais
Dia do Assessor Parlamentar celebra profissionais que aproximam o Legislativo da população, destaca deputado Batatinha (PSD)
Data foi instituída no Paraná por meio da Lei Estadual nº 21.573/2023, de autoria do parlamentar.
Leia mais
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais