5ª edição do Parlamento Universitário tem início nesta quinta-feira (20) Posse das deputadas e dos deputados universitários será realizada às 13h45 no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

19/07/2023 10h20 | por Jaime S. Martins
Até o dia 28 de julho, estudantes universitários de 14 instituições de ensino irão vivenciar o dia a dia das atividades dos parlamentares estaduais.

Até o dia 28 de julho, estudantes universitários de 14 instituições de ensino irão vivenciar o dia a dia das atividades dos parlamentares estaduais.Créditos: Orlando Kissner

Até o dia 28 de julho, estudantes universitários de 14 instituições de ensino irão vivenciar o dia a dia das atividades dos parlamentares estaduais.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná dá início à 5ª edição do Parlamento Universitário, o maior programa de simulação de parlamento do País, com a posse das deputadas e deputados universitários, na próxima quinta-feira (20), às 13h45.

Na sequência, será realizada a eleição da Mesa Diretora e a definição dos líderes dos partidos ou blocos partidários e das lideranças do Governo e da Oposição.

Até o dia 28 de julho, os estudantes universitários de 14 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná, irão vivenciar o dia a dia das atividades dos parlamentares estaduais, com a análise das proposições apresentadas por eles, nas Comissões permanentes e no Plenário da Assembleia.

“Esta edição conta com o maior número de instituições, o que demonstra o interesse e a importância desse projeto, que a cada edição agrega mais participantes. São 80 proposições apresentadas, número que irá aumentar, pois o chefe do Executivo ainda poderá apresentar projetos. É a expectativa de um amplo debate e aprendizado para esses estudantes, que é o objetivo do Parlamento, mostrar a realidade, o dia a dia da função de um parlamentar”, relatou o diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

Ao longo das edições, foram mais de 4000 inscritos e 350 participantes no Parlamento Universitário que, em 2017, foi considerado o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo, ao conquistar, por unanimidade, o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

Neste ano, foram 515 inscritos e 76 selecionados. Eles irão se dividir entre 54 deputadas e deputados universitários, um (a) governador (a) universitário (a) e suplentes. Entre os finalistas, 53,95% são homens e 46,05% mulheres.

Estarão representadas no PU 2023 as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Estácio, Escola Paranaense de Direito, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os participantes são dos mais variados cursos, 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação