A arte de beber café é o tema do Assembleia Entrevista desta semana
Programa da TV Assembleia transmite às 11 horas de quinta-feira (20) um bate papo com o curitibano Daniel Munari, barista e mestre na torra de cafés especiais.
Barista é o especialista em cafés de qualidade, o profissional que prepara a bebida com os grãos especiais selecionados entre as melhores produções. Deles se extrai os sabores que remetem a notas amadeiradas, de ervas ou frutas e uma série de sensações no aroma e no paladar.
Pois é disso que Daniel Munari, barista e mestre na torra do café especial, fala ao Assembleia Entrevista desta semana, a profissão que faz de um dos produtos mais tradicionais da culinária brasileira uma bebida adorada por sua sofisticação. Além do cafezinho coado no pano, ele explica como tornar a bebida uma atividade de alto grau de apreciação.
“Os cafés especiais são os provados por especialistas, tecnicamente superiores e com aroma, sabor, acidez e retrogosto melhor”, afirma. Daniel começou há 20 anos no ramo com o sonho de ter uma cafeteria. Para conhecer todas as etapas do trabalho, ele esteve atrás do balcão lavando copos, xícaras e conhecendo a fundo a máquina de água quente pressurizada.
Em 2018 começou a torrar café em uma empresa importante em Curitiba. “Tive a instrução de como executar tecnicamente, mas a partir deste momento comecei a ler livros, fazer cursos, assistir vídeos e aprendi a falar a linguagem da torra”, diz. Ele fala das transformações químicas que fazem aparecer “o melhor do café”.
Daniel lista as diferenças entre os diversos tipos de grãos colhidos em solos de vários países, desde a origem da planta, na África. “É importante o produtor entender qual variedade melhor se adapta ao solo que ele tem. No Paraná não temos muita altitude, mas temos muito frio. A nutrição do solo vai determinar os compostos nutricionais que as frutas terão em seu sabor”, explica.
A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo. O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Notícias Relacionadas
Nova temporada do “Conversa Saudável” debate saúde mental em série de seis episódios
Entrevistas abordam causas, tratamentos e estratégias de prevenção, além de orientar o público sobre acesso a serviços assistenciais disponíveis.
Leia mais
TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba
Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.
Leia mais
TV Assembleia: presença e potência da cultura negra em Curitiba é tema do Arte & Cultura
Produtora Brenda Santos fala sobre o Baile Bom, o Samba Casa Forte e a importância da Sociedade 13 de Maio na cena cultural da capital.
Leia mais
Emergência climática e expansão do Simepar são temas do Assembleia Entrevista desta quinta-feira (13)
Diretor-presidente Paulo de Tarso de Lara Pires fala sobre novos investimentos, monitoramento meteorológico e desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia mais