a Luta de Uma Guerreira

09/03/2005 18h06 | por
O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) apresentou na Assembléia Legislativa, votos de congratulações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de ontem (08). O parlamentar lembrou das lutas pela igualdade social, entre as quais o direito ao voto, adquirido em 1932 “uma conquista histórica”.Apesar de todos avanços, Nereu Moura lembrou que na política a participação feminina ainda é pequena. Exemplo disso, é que no cenário nacional, dos 511 deputados federais em exercício, dados da Secretaria Geral da Câmara dos Deputados, apenas 45 são mulheres. No Senado, das 81 cadeiras, somente 9 são ocupadas pelo sexo feminino.Esta disparidade também ocorre em âmbito estadual. Nos 150 anos de história da Assembléia Legislativa, somente oito mulheres passaram na Casa até a legislatura passada, sendo que a primeira deputada, Rosy Pinheiro Lima, foi eleita para o período de 1947 a 1950. Atualmente, das 54 cadeiras, apenas quatro são ocupadas por mulheres.O sexo feminino também é minoria nas Prefeituras e Câmara de Vereadores. Segundo dados da Associação dos Municípios do Paraná, dos 399 prefeitos eleitos em 2004, 24 são mulheres. Já para vereador, das 3.693 cadeiras, cerca de 405 pertencem à classe feminina.Apesar dos números ainda serem pequenos, Nereu Moura afirma que a participação feminina vem crescendo de forma significativa e ele acredita que este crescimento é fruto da garra e determinação da mulher. Para o parlamentar peeemedebista, as lutas das mulheres não são isoladas “as causa são nobres e merecem todo o nosso apoio", observa.