A saúde do homem é tema do programa Assembleia Entrevista desta sexta-feira (15)
Consultar o urologista é garantia do diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que não tem sintomas na fase inicial, orienta o biomédico Benísio Ferreira.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo o Ministério da Saúde. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. O tema é abordado pelo professor universitário e biomédico Benísio Ferreira da Silva Filho, no programa “Assembleia Entrevista”, que está no ar na TV Assembleia – canal aberto da Assembleia Legislativa do Paraná.
Especialista em análises clínicas, o biomédico afirma que um dos principais motivos desse preocupante cenário ainda é o preconceito. A desinformação em relação ao exame também influencia. Outra questão é o comportamento masculino. Os homens, geralmente, não têm grandes preocupações com a saúde, ao contrário das mulheres. “Já que é uma questão tão delicada para os homens, façam os exames e não precisam contar”, aconselha. Ele enfatiza que a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é, justamente, o diagnóstico precoce.
Essa questão – a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, é o tema da campanha “Novembro Azul”, que acontece neste momento em todas as regiões do país. A mobilização tem a finalidade de incentivar o público masculino a cuidar da saúde e realizar exames preventivos. O biomédico recomenda que os homens devem ir, anualmente, ao urologista. Especialmente, a partir dos 45 anos.
É durante a consulta médica que o paciente terá a oportunidade de conversar sobre o exame de toque retal, o que permite avaliar alterações da glândula, e também receber informações em relação ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alteração identificada no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. O biomédico alerta que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será o sucesso do tratamento”, acrescenta.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.
Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Notícias Relacionadas
Tradições, fé e resistência: programa Arte e Cultura mostra a rica história da Lapa
Em entrevista à TV Assembleia, o historiador e pesquisador Márcio Assad fala sobre o Cerco da Lapa, a visita de Dom Pedro II, o Teatro São João, a devoção ao monge João Maria e a luta para levar a história do Paraná às salas de aula.
Leia mais
TV Assembleia realiza cobertura ao vivo do primeiro turno das eleições neste domingo (4)
Com dois estúdios, equipes de reportagem nas ruas de Curitiba, especialistas e integração com a Rede Legislativa e com a equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba, emissora acompanha a apuração e os resultados do pleito.
Leia mais
Conversa Saudável debate anafilaxia e a importância do atendimento imediato
Em entrevista à TV Assembleia, a médica alergista Loraine Landgraf explica como identificar os sinais, o que fazer na emergência e por que o acesso à adrenalina autoinjetável ainda é um desafio no Brasil.
Leia mais
TV Assembleia: Programa Sou Cidadão mostra como a indústria paranaense acolhe trabalhadores migrantes
Gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná, Aline Calefi, fala sobre o programa Indústria Acolhedora, que já alcançou mais de 260 empresas.
Leia mais