Acesso à justiça. Este é o tema que vai ser tratado no programa Espaço da Cidadania desta semana da TV Assembleia. O desembargador Marcos Sérgio Galliano Daros explica, durante a conversa com a jornalista Jordana Martinez, que a Constituição de 1988, permitiu que a população tivesse acesso adequado e amplo ao Poder Judiciário. E exemplificou citando a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Se, antigamente havia o que se chamava de assistência judiciária gratuita, o que nunca existiu na prática, de acordo com o desembargador, hoje isso mudou: tanto o termo como a eficácia do serviço: A assistência jurídica é integral. Não apenas ao Poder Judiciário, mas também a um advogado antes de se ingressar com uma ação. E deu exemplo mais uma vez: o Procon e sua agilidade. Para Marcos Galiano Daros, isso sim é o exercício pleno da cidadania, bem diferente do que acontecia lá atrás, lembrou.
(Sonora)
Juiz durante 27 anos, Galliano diz que estar na TV falando sobre acesso a justiça de forma integral é uma satisfação. Destacou que aprecia a simplicidade e que acha importante o diálogo direto com a população.
(sonora)
O Espaço da Cidadania vai ar nesta sexta às 21h30 com reprise no domingo às 13h na TV Assembleia, no canal 16 da Net. Não tem a operadora aí na sua casa ou na sua região? Não tem problema. O programa, que é uma parceria do Poder Executivo Judiciário, Legislativo e Ministério Publico, pode ser visto no site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia