AAssembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), e com o apoio da Escola do Legislativo, promoveu hoje (18/11), o evento “Parlamento Sustentável - "Década da Ação 2030". O encontro foi realizado para celebrar a Agenda 2030 e reafirmar o compromisso do Poder Legislativo estadual com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio do Projeto Parlamento Sustentável, em parceria com a SGDES, promovendo uma gestão pública mais integrada e eficiente.
Agenda 2030
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, a Agenda 2030 tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo até o ano de 2030. Ela foi assinada por 193 países, incluindo o Brasil, e estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que abrangem questões sociais, econômicas e ambientais.
Na chegada ao evento, o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, comentou a ação integrada entre os Poderes: “O Parlamento Sustentável faz parte de um termo de cooperação assinado entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Governo do Estado, através da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), no qual nós listamos todos os nossos parâmetros do plano de ações estratégicas e vinculamos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Hoje, nós mostramos as métricas e os avanços no alcance desses objetivos.”
Representando a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), o superintendente-geral interino, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, falou sobre o tema e a atuação do órgão estadual para o cumprimento da Agenda 2030: “É um tema abrangente. Em 2015, a ONU iniciou o processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O estado do Paraná abraçou isso, trabalhando dentro da superintendência desde então, as ações relacionadas tanto à informação quanto à implementação dos ODS. Esse é um tema importante, porque o planeta é um só e nós temos que preservá-lo. Discutir essa pauta aqui na Assembleia vai nos ajudar a caminhar mais rápido, com passos mais firmes.”
Programa PROSPERA
No encontro, os servidores da SGDES e do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) Alice Azambuja e Christiano Eduardo Ferreira apresentaram o Programa PROSPERA - Capacitação voltada às lideranças locais dos 399 municípios do Estado, no âmbito da “Estratégia - Paraná de Olho nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).”
O programa foi elaborado para desenvolver nos líderes e gestores locais paranaenses as habilidades e competências necessárias para a implementação dos princípios da Agenda 2030 nos municípios e localidades do Estado do Paraná. Entre os temas apresentados no curso estão as iniciativas globais de desenvolvimento anteriores à Agenda 2030; os avanços e desafios verificados na implementação dos Objetivos do Milênio e seu legado; e os principais agentes e iniciativas nacionais e locais envolvidos na implementação dos Objetivos do Milênio.
O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, lideranças empresariais, representantes de classe, conselheiros municipais, agentes comunitários e cidadãos engajados com o desenvolvimento sustentável e a promoção de práticas locais de sustentabilidade.
Business Intelligence (BI)
A servidora da SGDES Mariam EL Tasse apresentou o "Business Intelligence - Paraná de Olho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (BI-ODS)", um conjunto de processos e tecnologias que transformam dados brutos em informações estratégicas, usando análise e visualização para ajudar empresas a tomarem decisões mais assertivas. A ferramenta, criada pelo Governo do Estado, tem como objetivo desenvolver capacidades, no setor público paranaense, visando o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A servidora integrante do Núcleo de Projetos Estratégicos da SGDES explicou a ferramenta: “Nós a desenvolvemos em parceria com o IPARDES e com a CELEPAR. A finalidade é verificar a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado do Paraná, nas regiões intermediárias e nos municípios, considerando 2015 o período inicial, quando ocorreu a implementação da Agenda 2030. É uma ferramenta interativa que mostra, através de tabelas e gráficos, como os ODS estão sendo implementados e a evolução dessas métricas no estado.” Ao final do evento, o Urso Dado, a mascote oficial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Paraná, criada pela SGDES, foi apresentada.
Serviço:
Acesse os cursos do Programa PROSPERA: https://egp.tce.pr.gov.br/home/CursoDetalhe?idInscricao=1640
Acesse a ferramenta BI-ODS: https://www.sgdes.pr.gov.br/Pagina/BI-ODS
Acesse o certificado de participação: https://escola.assembleia.pr.leg.br/cursos
EVENTO: "PARLAMENTO SUSTENTÁVEL”
Carregando fotos...