Adelino Ribeiro deixa a Assembleia com a sensação de dever cumprido Deputado atuou por três mandatos no legislativo paranaense.

16/01/2023 10h17 | por Thiago Alonso
Deputado Adelino Ribeiro (PSD).

Deputado Adelino Ribeiro (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Adelino Ribeiro (PSD).

Por três legislaturas, o deputado Adelino Ribeiro (PSD) atuou na Assembleia Legislativa do Paraná em defesas de áreas como a saúde, educação e segurança pública, consideradas por ele prioritárias para a região que representa. Além de seu trabalho em prol da população, em seus mandatos Adelino também atuou em Comissões técnicas e em Comissões de inquérito instaladas na Assembleia Legislativa. A votação nas eleições de outubro não foi suficiente para lhe assegurar o quarto mandato na Assembleia Legislativa.

Representante da região de Cascavel na Assembleia Legislativa, ele recorda toda esta trajetória de vida fora da Casa até assumir o posto de deputado. "Sei da dificuldade de chegar a este cargo tão importante. Queria agradecer a todos pelos dois mandatos. Agora estou aqui cumprindo o terceiro, quando retornei há 15 meses. São 15 meses cumprindo esta missão. Saí de uma vida muito difícil para chegar ao posto de deputado estadual. Tenho muita gratidão a todo cidadão que me deu a oportunidade de estar aqui com grandes deputados”, diz.

A trajetória de Ribeiro na Assembleia se iniciou quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 2010, com cerca de 30 mil votos. Foi reeleito em 2014 com 42 mil votos. Na eleição de 2018 não conseguiu a votação suficiente para retornar à Assembleia, no entanto, Adelino Ribeiro assumiu uma das vagas deixadas após decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassando o mandato do ex-deputado Delegado Francischini. O Tribunal determinou a anulação dos votos recebidos por Francischini e a recontagem da votação. Dessa forma, Adelino Ribeiro voltou à Assembleia nesta Legislatura.

Na Casa, ele foi presidente da Comissão de Educação, presidiu a CPI dos Planos de Saúde e integrou ainda as CPIs do SUS, do Pedágio e da Telefonia. Instaurada por iniciativa do parlamentar em novembro de 2012, a CPI dos Planos de Saúde investigou as denúncias de descumprimento das normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Comissão aprovou relatório sugerindo uma série de medidas que deveriam ser adotadas pela ANS e pelas operadoras de planos de saúde. Na Assembleia, também foi um dos autores da Lei 19.378/2017, que instituiu o Dia de Combate e Conscientização Contra o Assédio nos Transportes Coletivos, a ser celebrado anualmente em 13 de outubro.

Nascido em Goioerê em 1965, Adelino Ribeiro Silva foi o segundo de seis irmãos de uma família de poucos recursos que se radicou em Cascavel. Lá, viveu no bairro Morumbi. De família humilde e de poucos recursos, Adelino Ribeiro teve uma infância difícil e cheia de privações, mesmo assim conseguiu concluir o ensino médio. Casado e pai de três filhos, Adelino Ribeiro continua morando no bairro. “Ninguém da minha família foi politico, mas tive a oportunidade de ser deputado", lembra o parlamentar.

Ainda adolescente, ele se tornou vendedor de bilhetes de loteria para ajudar nas despesas em casa. Exerceu a atividade por mais de 20 anos antes de se tornar líder comunitário numa região carente de infraestrutura social e urbana.  Este foi seu despertar para a política. Dessa forma, foi eleito vereador em 1996 e reeleito na eleição seguinte como o mais votado do município. “Sempre usei meu mandato para estar ao lado da população”, comenta.

O trabalho em defesa das causas da comunidade fez com que chegasse à Assembleia Legislativa. Para Adelino Ribeiro, este não é o fim. "Fica meu até breve, pois não paro por aqui. Quem teve uma vida de vendedor de loteria por 25 anos não para por aqui. Ninguém acreditaria que eu chegaria a ter a oportunidade de representar o cidadão paranaense. Na minha simplicidade, eu visito as famílias que represento para agradecer a oportunidade de ser parlamentar. Por isso, quero agradecer o aprendizado que tive com vários deputados. Sei o quanto levo dessa experiência importante na minha vida”.