Agora é lei! Peixe será incluído na merenda de todas as escolas estaduais do Paraná Iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (União) garante a inclusão de pescados para aproximadamente 1 milhão de alunos e incentiva a piscicultura do estado.

12/12/2023 19h54 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra, autor da lei que inclui peixe na merenda escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

Deputado Luiz Fernando Guerra, autor da lei que inclui peixe na merenda escolar dos alunos da rede estadual de ensino.Créditos: Pablo Maestá

Deputado Luiz Fernando Guerra, autor da lei que inclui peixe na merenda escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

Está confirmado e os alunos das escolas estaduais do Paraná terão peixe na merenda escolar a partir de 2024. A iniciativa é do deputado estadual Luiz Fernando Guerra e garante que cerca de 1 milhão de alunos sejam beneficiados com essa medida que visa proporcionar uma alimentação ainda mais equilibrada e de qualidade com um alimento saudável e nutritivo.

A Lei 21.796/2023 foi assinada nesta segunda-feira (11) e será publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Após a publicação, o Estado tem 90 dias para colocar a novidade em prática nos mais de 2.100 colégios do Paraná.

De acordo com Luiz Fernando Guerra, a nova lei garante alimentação mais saudável fomenta a psicultura do estado. “A inclusão de peixe na merenda é uma medida que garante mais saúde e nutrição para os alunos e também impulsiona o setor da psicultura, gerando emprego e renda. Já somos o estado brasileiro que mais produz tilápias no Brasil e nada mais justo que nossa população possa usufruir do produto que é cultivado pela nossa gente”, destaca Guerra.

O peixe é um alimento rico em proteínas, ômega-3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes. Além disso, o consumo regular de peixe está associado a benefícios como melhor aprendizado, concentração e memória.

O Paraná é o maior produtor brasileiro de tilápias. Somente no ano passado foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura. Somente o Paraná foi responsável por 194 mil toneladas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação