Agricultores de Porto Barreiro Recebem 100 Mil Reais do Bolsa Estiagem e 6.500 Quilos de Sementes

11/10/2005 11h48 | por Thea Tavares
AGRICULTORES DE PORTO BARREIRO RECEBEM 100 MIL REAIS DO BOLSA ESTIAGEM E 6.500 QUILOS DE SEMENTESAté o final desta semana, 200 famílias de agricultores de baixa renda do município de Porto Barreiro, que foram atingidas pela estiagem este ano e que não acessaram crédito rural pelo Pronaf, deverão receber o auxílio do bolsa estiagem no valor de 500 reais por família, segundo informações da prefeitura municipal. Deste valor, 300 reais são oriundos do governo federal e 200 do governo do Estado. No total, 100 mil reais serão injetados na agricultura familiar do município para amenizar os prejuízos que essas famílias produtoras tiveram, este ano, com a frustração de suas lavouras. Os recursos serão repassados diretamente às famílias através do Banco do Brasil. Na região da chamada Cantuquiriguaçu, estão sendo beneficiadas, ainda, famílias de agricultores dos municípios de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Cantagalo, somando cerca de 482 mil reais. No Sul do Brasil, 686 municípios estão recebendo o repasse do bolsa-estiagem: 83 no Paraná, 170 em Santa Catarina e 433 no Rio Grande do Sul.Sementes – O chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab-PR) de Laranjeiras do Sul, Joaquim de Souza Neto, realizou, na última sexta-feira (07/10), o repasse de 6.500 Kg de sementes de milho e feijão para a prefeitura municipal entregar a 250 famílias do município de Porto Barreiro, com a finalidade de garantir o plantio da nova safra. Destas famílias, 99 são formadas por trabalhadores rurais acampados no município. A variedade de semente de milho entregue aos agricultores proporciona o plantio de três safras seguidas. O pedido das sementes foi feito junto à Seab por intermédio da deputada estadual Luciana Rafagnin. “Porto Barreiro está recebendo esse benefício como forma de compensar as perdas sofridas na lavoura, uma vez que ele foi um dos municípios que decretou situação de emergência por conta da estiagem do início do ano”, argumentou o prefeito João Costa de Oliveira.Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)Contatos: Prefeito de Porto Barreiro João Costa – (42) 9919-8079 / (42) 3661-1118.Deputada Estadual Luciana Rafagnin – (41) 3350-4087 / 3252-4314. No escritório de Francisco Beltrão: (46) 3524-0939 – ou na Internet: www.lucianapt.org / rafagnin@pr.gov.br.