Alep Promove 2ª Audiência Pública Sobre Embalagens, Sacolas Plásticas e Biodegradáveis

17/07/2007 18h05 | por Luana Borsari / (41) 3350-4188
A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia, presidida pelo deputado Edgar Bueno (PDT) promoveu nesta terça-feira (17), audiência pública com os diversos setores sociais envolvidos na questão das sacolas plásticas. A intenção dos deputados é discutir as soluções ambientais, em conjunto com a sociedade, para posteriormente, aprovar um projeto de Lei que regulamente a utilização desse material e impulsione o desenvolvimento sustentável. Atualmente, existem na ALEP três projetos com essa finalidade, todos envolvendo pontos fundamentais ao tema. De acordo com Caito Quintana (PMDB), autor de um dos projetos, “o plástico foi muito importante para o desenvolvimento do Brasil, mas hoje a necessidade principal é diminuir seu tempo de degradação. O Paraná já tem empresas que utilizam plásticos biodegradáveis por conta própria, portanto, a ALEP tem urgência em aprovar esta matéria”. Concorda a deputada Rosane Ferreira (PV), autora de projeto semelhante ao de Caito: - “Nosso objetivo com o debate é propor uma única lei que priorize o conforto social, sabemos que é o plástico é economicamente importante. mas priorizamos a questão ambiental, social.” Durante o debate diversos representantes elogiaram a iniciativa da Assembléia Legislativa. O secretário de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, que compunha a mesa, parabenizou os deputados pela oportunidade de debater a questão e ressaltou que o principal compromisso dos participantes é com o futuro, mas não se pode discutir apenas o passivo ambiental que virá, é preciso lembrar que ele já faz parte do presente, por isso são necessárias intervenções imediatas. Ao fim da audiência, o deputado Edgar Bueno (PDT) assegurou que o evento integra “um momento muito nobre da Assembléia Legislativa e que participou hoje de uma de suas mais produtivas reuniões”.Além dos citados, participaram do evento os seguintes representantes:O deputado Elton Welter (PT), deputado paulista Sebastião Almeida (PT), José Carlos Grubesich Filho, presidente da Brasken, Antônio Morschbacher, gerente de controle de tecnologia da Brasken, Everton Muffatto presidente da Apras, Sr. Eduardo Vanrost, fornecedor de aditivo para material biodegradável, José Wilson, presidente do DOW, professora Andréia Lima da Univille, entre outros professores, pequisadores e técnicos ambientais.