Aluna de Antonina vence edição 2022 do Geração Atitude

08/11/2022 17h59 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Alunos selecionados no Geração Atitude 2022 apresentaram suas propostas no plenário da Assembleia Legislativa.

Alunos selecionados no Geração Atitude 2022 apresentaram suas propostas no plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Alunos selecionados no Geração Atitude 2022 apresentaram suas propostas no plenário da Assembleia Legislativa.

(sobe som da Ana Costa)))

Empolgada. É a palavra para definir a estudante do Colégio Cívico Militar Olavo Bilac, em Ubiratã, Núcleo Regional de Goioerê, Ana Costa, de 16 anos. Ela é uma das mais de 30 participantes da sexta edição do programa Geração Atitude, parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público Estadual (MPE), Governo do Estado e Tribunal de Justiça (TJ), que trouxe os estudantes de todo o estado para o plenário da Casa de Leis nesta terça-feira (8).

Precisa perguntar do que a Ana mais gostou?

(Sonora)

Ana teve o projeto de lei selecionado e a visita à capital para conhecer os órgãos públicos é parte da última etapa do Geração Atitude, a Caravana da Cidadania.

Uma das 32 propostas selecionadas foi a vencedora e poderá ser transformada em um projeto de lei na prática. O projeto vencedor é do município de Antonina, também de um colégio Cívico Militar. A autora, Thayssa Dias Cruz. A proposta? Criar o Dia da Cultura Caiçara. Defendida em conjunto com a professora Adriana Rosa.

(Sonoras das duas)

O Geração Atitude recebeu nesta edição 207 propostas desenvolvidas por estudantes da rede estadual de ensino. 32 delas foram selecionadas para a fase final, a Caravana da Cidadania, que acontece em Curitiba até o fim da semana, quando os estudantes podem conhecer de perto as atividades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e também do Ministério Público. No período da manhã, eles puderam defender as propostas no plenário da Assembleia, em um miniparlamento. Para o diretor legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, nada impede que algum parlamentar utilize alguma ideia trazida pelos alunos.

(Sonora)

O Geração Atitude estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda mostra como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público. O programa começa ainda em sala de aula com o apoio dos professores que passam a inserir os temas na rotina de estudos dos alunos com o apoio do Guia do Cidadão. Na sequência, os alunos têm a oportunidade de apresentarem propostas que possam contribuir para um Paraná cada vez melhor. Os melhores projetos avançam para a etapa final, a Caravana da Cidadania, e disputam o primeiro lugar. Mais que participar do programa, os estudantes também têm a oportunidade de se aproximar das instituições e das carreiras jurídica e política, como diz o 1º secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

(Sonora)

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), destaca que o projeto é mais uma entre as inovações implementadas pela Casa.

(Sonora)

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação