Aniversário de 50 anos da Embrapa é comemorado na Assembleia com exposição e homenagem Proposição do deputado Artagão Júnior (PSD) integra o circuito de homenagens que estão acontecendo em todos os parlamentos brasileiros.

23/10/2023 17h55 | por Antônio Dilay
Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (23).

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (23).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (23).

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe a exposição “Embrapa 50 Anos” que conta um pouco da história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe a exposição “Embrapa 50 Anos” que conta um pouco da história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, dos dias 23 a 27 de outubro, e no Grande Expediente da Sessão Plenária desta segunda-feira (23) o deputado Artagão Júnior (PSD) referenciou o aniversário e apresentou os diretores da Embrapa que proferiram breve palestra sobre a atuação da empresa no Paraná.

O deputado Artagão Júnior (PSD) comentou sobre a comemoração. “Sem dúvida esta é uma empresa de pesquisas que orgulha todos nós paranaenses e brasileiros, além do grande reconhecimento internacional. E ao completar 50 anos de história, nada mais justo do que a Assembleia Legislativa do Paraná prestar esta homenagem trazendo à Casa os representantes das unidades em nosso estado, a Embrapa Florestas com sede em colombo e a Embrapa Soja com sede em Londrina, dois segmentos muito relevantes dentro do agronegócio.

O diretor-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza, disse que “A Embrapa, fazendo 50 anos já é uma jovem senhora e ao longo destes 50 anos nós nos orgulhamos em ter contribuído para quase todos os avanços tecnológicos do país, isso vale para florestas que eu represento, mas vale para Soja também que o Alexandre vai contar. Mas se você falar em suínos ou em milhos, temos nossa contribuição também. Então a Embrapa é o óleo que põe a engrenagem do desenvolvimento para frente. E agora estamos repensando toda nossa atuação para ver como podemos oferecer outros 50 anos para a Sociedade de maneira que cada vez mais a gente ganhe competitividade no mundo e faça o Brasil se orgulhar como o número um em conhecimento e sustentabilidade”.

Já o diretor-geral da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno, ressaltou que “nós tivemos, nesses 50 anos, vários desafios que foram vencidos com ciência e tecnologia, o que nos levou a ser um dos maiores produtores de alimentos do planeta, mas ainda temos muitos desafios pela frente, nós tivemos na safra 2021/2022 uma das maiores secas dos últimos 100 anos, só o Paraná deixou de colher cerca de 15 bilhões só na soja. Então a Embrapa vem desenvolvendo várias estratégias para lidar com estes problemas, na agricultura não se usa uma só estratégia, é um conjunto de ações que nos levam ao sucesso, por exemplo, estamos melhorando nossas variedades para serem mais adaptadas à falta de água, também estamos com foco na resistência ao ataque de pragas que com o aumento da temperatura existe uma tendência ao aumento de pragas na lavoura , então é todo um sistema que está sendo trabalhado e principalmente usando tecnologia de ponta, como a engenharia genética, os próprios transgênicos que todos já conhecem, mas temos novas técnicas no trato destas matrizes e a Embrapa tem trabalhado para mitigar estas perdas que estão ocorrendo com as mudanças climáticas”.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa voltada para a inovação, com foco na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira. Empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.

Na execução da tarefa, em permanente diálogo com produtores, organizações científicas e lideranças do Estado e da sociedade civil, a Embrapa se pauta por excelência científica em pesquisa agropecuária, qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações, sustentabilidade ambiental, aspectos sociais e parcerias com o setor produtivo.