Anúncios de nomes para bancadas e lideranças marcam primeira sessão com votação de projetos

07/02/2023 18h18 | por Cláudia Ribeiro
Podcast No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)

No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)Créditos: Dálie Felberg/Alep

No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)

Na primeira e segunda sessões  da nova legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná, com votação de projetos de lei, nesta terça-feira (7), os deputados analisaram, entre os itens da ordem do dia,  uma proposta do Governo, em redação final, que .promove a reestruturação de carreiras de algumas categorias dos servidores públicos,  alterando  dispositivos da lei nº 13.666, de 5 de julho de 2002, que trata das carreiras de apoio, de execução, de aviação, socioeducativa e profissional do Quadro Próprio do Poder Executivo. De acordo com o Governo, significa uma modernização das carreiras, que, vai representar a isonomia salarial entre elas, tornando os serviços mais eficientes para os cidadãos.

O projeto propõe a criação de classes remuneratórias, em substituição ao modelo existente. Na prática, a mudança vai resultar em três modalidades de progressão na carreira: Promoção por Aquisição da Estabilidade; Promoção por Capacitação; e Promoção por Escolaridade ou Titulação. Para todas as modalidades de promoção previstas será exigido, como regra comum, a obtenção de resultado ou conceito satisfatório em processo de Avaliação de Desempenho, assim como comprovação da disponibilidade orçamentária e financeira do Estado, bem como da prévia autorização governamental. Também haverá um Plano de Capacitação específico para cada carreira. A primeira promoção dos servidores integrantes das novas carreiras deve acontecer a partir do segundo ano de vigência da lei e com efeitos funcionais e financeiros a partir da data de publicação do ato. No total, afirma o Executivo, 16.289 atuais servidores (ativos e inativos) serão contemplados pelas mudanças.

(Sobe som))

Os reeleitos aproveitaram para dar as boas-vindas aos 17 novatos, que assumem o mandato pela primeira vez. Outros sete parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas.

A terça-feira também foi dia de anúncios: o primeiro deles foi a votação simbólica e a aprovação do nome do deputado Artagão Júnior (PSD), para a Corregedoria da Casa.  Outra novidade veio da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que vai assumir a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia. A parlamentar, que já atuou como assistente social e é defensora das causas femininas, se disse emocionada e desafiada com a nova função.

(Sonora)

Hussein Bakri (PSD), volta à Liderança do Governo, afirmando que pretende exercer com base em muito diálogo e respeito.

(Sonora)

Novo líder da Oposição, Requião Filho (PT) avalia que a Bancada deve ganhar reforços ao longo da legislatura e promete um mandato combativo e responsável.

(Sonora)

Mabel Canto (PSDB) ficará à frente da recém-criada Bancada Feminina, fruto de um longo esforço em 2022. Para ela, uma honra.

(Sonora)

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), acredita que os nomes das lideranças de bancadas, blocos, frentes e comissões temáticas deverão estar formalizadas oficialmente na próxima semana.

(Sonora)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação