Ao lado de ministra, deputada Márcia Huçulak (PSD) defende ampliação do uso da tecnologia na Saúde

17/04/2023 17h22 | por Assessoria Parlamentar

(Esq. p/ dr.) A deputada Márcia Huçulak (PSD), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas.Créditos: Simone Muniz/Gabinete Márcia Huçulak

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) defendeu a ampliação do uso da tecnologia na área da Saúde durante agenda nessa segunda-feira (17) com a ministra de Saúde, Nísia Trindade, que veio a Curitiba para o lançamento da Central Saúde Já, da prefeitura.

“Precisamos dar tração a uma série de serviços incorporada durante a pandemia de covid-19”, disse. “Além disso, a entrada do 5G deve ampliar tanto a qualidade quanto a quantidade de serviços disponíveis”.

Autora de projeto de lei em tramitação que regula a telessaúde no estado, Márcia também acompanhou as demais agendas da ministra na capital, que incluíram encontro com o governador Ratinho Jr. e reunião com o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas.

Central

A central permite a realização de tele e videoconsultas por meio do aplicativo Saúde Já. Trata-se de uma nova fase do serviço lançado durante a pandemia de covid-19, quando Márcia era secretária de Saúde da capital.

O serviço permitiu até 1.500 atendimentos por dia, contribuindo muito para garantir a assistência e triagem adequada dos pacientes e diminuindo a exposição física de pessoas infectadas (o que contribuiu para diminuir o risco de transmissão da doença).

Ao longo e depois da pandemia, a central foi permanentemente desenvolvida e ampliada para outras áreas da saúde. Hoje, permite, por exemplo, o agendamento de mamografia, orientações para amamentação e outras orientações.

Nesta nova fase, os atendimentos a distância vão incluir o atendimento a queixas agudas, como dor de garganta, vômito e diarreia, dores de cabeça e abdominal, entre outras. Inicialmente, o serviço está disponível para pessoas entre 18 e 25 anos. O público-alvo será ampliado gradativamente, segundo a prefeitura.

Encontros

O convite para vir a Curitiba foi feito por Márcia e a secretária municipal de Saúde da capital, Beatriz Battistella Nadas, durante encontro em Brasília, em fevereiro, quando elas participaram de reunião na Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e de audiências com diretores do ministério da Saúde.

Também participaram da inauguração da Central os deputados estaduais Goura e Arilson Chiorato, além do deputado federal Zeca Dirceu.