Os deputados que compõem a Comissão de Finanças na Assembleia legislativa fizeram uma reunião extraordinária no fim da tarde desta segunda-feira(25) com o objetivo de analisar um projeto de lei do Governo do Estado que tramita em regime de urgência e aproveitaram para votar outras duas propostas.
O projeto em regime de urgência, prevê a criação de uma legislação própria para que o Governo possa prestar apoio financeiro a instituições filantrópicas, como as Santas Casas, por exemplo, em caso de necessidade. Segundo o relator da proposta, o deputado Tiago Amaral (PSD), já existia uma previsão no orçamento para essa ajuda financeira. Só faltava mesmo a regulamentação, que foi aprovada.
(Sonora)
As outras duas propostas eram, uma do deputado Hussein Bakri, para criar no Paraná o Programa de Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer, que recebeu um substitutivo Geral ainda na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, da relatora, deputada Cláudia pereira (PSC), já que não se pode criar um programa, mas uma data, no caso, o período, próximo a 21 de setembro, para se celebrar a Semana de Apoio aos Pacientes de Alzheimer no Paraná. Com parecer favorável do relator na Comissão de Finanças, o deputado Elio Rusch (DEM) e aprovada pelos integrantes.
E outra a que institui o mês “Dezembro Laranja”, apresentada pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), como o mês dedicado a ações preventivas para diagnóstico precoce do câncer de pele, que também teve parecer favorável do relator, o deputado Tadeu Venéri (PT).
Outra reunião da Comissão de Finanças deve acontecer na próxima quarta-feira (27) antes de começar a sessão, na Sala Anexa ao Plenário.
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.