NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Apresentada Pec que Acaba Com a Lista Tríplice Nas Universidades
18h26
por Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
2 min de leitura
573 visualizações
Foi protocolada nesta quarta-feira (5), na Assembléia, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim da lista tríplice nas eleições de reitores das universidades estaduais. A proposta conta com o apoio do deputado Edgar Bueno (PDT) que foi um dos parlamentares a assinar o documento.Bueno acredita que a PEC seja a única alternativa para que casos como o da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) não voltem a ocorrer. “O governador não respeitou o que as urnas determinaram. O reitor nomeado pelo governador foi o segundo colocado na votação. Acabar com a lista tríplice é nomear o vencedor das eleições e respeitar o resultado das urnas”, disse Bueno.“A lista tríplice é uma farsa. É um erro imperdoável para a Unioeste e para o Oeste do Paraná. Quem convenceu o governador a nomear o segundo colocado deveria pedir desculpas pelo erro que cometeu, pois deixou uma comunidade insatisfeita”.A deputada Rosane Ferreira (PV) também concorda com o fim imediato da lista tríplice. Segundo ela, “quando a lista é colocada para que o governador nomeie quem ele quiser, anula-se o resultado prévio das urnas e o desejo daqueles que votaram. A PEC é o caminho para que tenhamos eleições diretas nas universidades estaduais”.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais