Aprovado Novo Piso Regional No Paraná

29/04/2008 15h12 | por Karina Andrade
Durante sessão plenária de segunda-feira, 28, os parlamentares discutiram e votaram as emendas e o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que trata do Reajuste dos Valores dos pisos salariais do Paraná. O novo piso do Paraná terá seis faixas, entre R$ 527,00 e R$ 548,00. Das cinco emendas apresentadas ao projeto, os deputados aprovaram apenas a que trata da técnica legislativa, estabelecendo que revogue lei anterior sobre o mesmo tema aprovado em anos anteriores. Segundo estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), mais de um milhão de trabalhadores serão beneficiados pelo novo mínimo regional.O deputado estadual e líder do PT na Assembléia Legislativa, professor Luizão Goulart, destacou que o crescimento da economia do Paraná permite hoje um salário mínimo regional maior. “A lei do governo do Estado atende principalmente aos trabalhadores que não têm uma organização sindical forte e defende os seus direitos. As categorias profissionais que não têm piso salarial serão beneficiadas e terão a garantia pelo menos de um mínimo”, explicou.“Somos defensores dos trabalhadores, tenho participado de muitas reuniões com os professores que reivindicam um reajuste diferenciado, devido aos anos de defasagem salarial e ao orçamento de 30% destinado a Educação”, declarou o petista.Luizão destacou durante a sessão respeito a posição de cada deputado e pediu que os mesmos respeitassem a posição da bancada do PT. “Votamos de acordo com nossa realidade”, definiu o deputado referindo-se ao orçamento do Estado.Quando sancionado pelo governador Roberto Requão, o piso do Paraná sofrerá reajuste em 15,27%.