A criação de mais uma rota turística no Paraná foi aprovada em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (29). A proposta da deputada Claudia Pereira (PSC) integra 18 municípios do norte paranaense na Região Turística Vale do Ivaí.
Além de inúmeras belezas naturais que estimulam o ecoturismo, a região tem grande vocação para o turismo religioso com dois santuários dedicados a Santo Expedito e a Santa Rita de Cássia. De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 15 milhões de turistas brasileiros viajam por motivos religiosos.
Segundo a deputada, a criação da lei é o primeiro passo para a organização da região enquanto polo turístico, atração de novos investimentos e de mais visitantes.
Sonora
Também foi aprovado em primeira discussão o projeto do deputado Gilberto Ribeiro (prb) que obriga hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem a comunicar os clientes, no ato da reserva, os valores das diárias e de outras taxas relacionadas à hospedagem. Já os preços de serviços e produtos disponibilizados aos hóspedes deverão estar disponíveis para consulta dos quartos.
Em segunda discussão foram aprovados: o projeto do deputado Nereu Moura (PMDB), que obriga a disponibilização de banheiros químicos adaptados as necessidades especiais em eventos públicos e privados e o projeto de lei do governo do estado que autoriza o Detran-PR a subsidiar o valor a ser repassado às clinicas conveniadas para realização dos exames médicos especiais.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.