Aprovado projeto que dispõe sobre envio de telegrama a aprovados em concursos públicos

13/09/2011 16h59 | por Nádia Fontana
Durante a sessão plenária de hoje também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia do Sindicalista

Durante a sessão plenária de hoje também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia do Sindicalista Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Durante a sessão plenária de hoje também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia do Sindicalista
O projeto de lei nº 388/11, que dispõe sobre a remessa de telegramas aos candidatos aprovados em concursos públicos do Estado do Paraná, uma proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), foi aprovado na sessão desta terça-feira (13), em segunda discussão. A parlamentar defende o projeto argumentando que “nem todas as pessoas têm possibilidade de acessar a internet, e muitas vezes, nem dinheiro para comprar um jornal (onde normalmente os resultados são publicados), ocasionando assim a perda de vaga”.
Ela também aproveitou os debates e pediu apoio aos seus pares para aprovação da matéria: “Acredito que meus nobres colegas irão me apoiar e, juntos, iremos aprovar o projeto. Certamente a aprovação desta proposição trará mais segurança aos candidatos, e a proposta do concurso público será efetivada, com a ocupação da vaga em cargo público”.
Foi aprovado também nesta terça-feira, em segunda discussão, o projeto de lei nº 473/11, da deputada Rose Litro (PSDB), instituindo o Dia do Sindicalista do Estado do Paraná. “A proposta visa marcar com justo reconhecimento a nobre e corajosa função de dirigente classista e sindical, tanto da parte da representação dos empregados e dos patrões, tendo como a data escolhida o dia 10 de maio de todos os anos”, relatou Rose Litro. A parlamentar conta que a iniciativa surgiu de uma reunião com o professor Walter César, presidente da Fotrapar (Fundação Força Trabalhista do Estado do Paraná), quando da realização da solenidade em homenagem ao Dia do Trabalhador, iniciativa de sua autoria.
Mobilização – Já a bancada evangélica da Assembleia Legislativa quer instituir o Dia Estadual da Marcha para Jesus, que deve ser comemorado, anualmente, no terceiro sábado do mês de maio. Por isso, apresentou o projeto de lei nº 368/11, aprovado hoje em segunda discussão. Segundo a deputada Cantora Mara Lima, integrante e idealizadora da proposta, a Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional, que ocorre todos os anos em milhares de cidades.
“A última edição realizada em Curitiba contou com a participação de 30 mil pessoas, que caminharam da Praça Santos Andrade em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. A marcha também pretende alertar a população no combate à exploração e ao abuso sexual infantil, propondo a paz”, informa. Integram a bancada evangélica, liderada pelo deputado Gilson de Souza (PSC), além da deputada Cantora Mara Lima, mais quatro parlamentares: Toninho Wandscheer (PT), Leonaldo Paranhos (PSC), Edson Praczyk (PRB) e Artagão Junior (PMDB).
A Ordem do Dia – a pauta dos trabalhos do Plenário – contou com 5 projetos de lei e mais 80 indicações parlamentares, todos aprovados durante a sessão desta terça-feira.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação