Aprovado projeto que institui “Campanha Abril Marrom” de prevenção à cegueira

05/07/2017 16h50 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

A cada dez casos de cegueira registrados no mundo oito poderiam ter sido evitados se detectados precocemente. O dado da Organização Mundial da Saúde revela a importância que a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado representam na saúde da visão. Para estimular a população a cuidar dos olhos, os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno o projeto de lei que institui a “Campanha Abril Marrom” de prevenção e combate a cegueira.

A proposta dos deputados Schiavinato (PP) e Dr. Batista (PMN) prevê a realização de campanhas educativas e ações preventivas para conscientizar a população sobre a importância de prevenir doenças que levam a cegueira. Uma das causas é o glaucoma, como explica Dr. Batista.

Sonora

A “Campanha Abril Marrom” tem o apoio de oftalmologistas e entidades representativas da área. O projeto ainda precisa passar por outras votações em plenário.

Na sessão desta quarta-feira (05) também foram aprovados outros dois projetos ligados à área da saúde. A proposta da deputada Claudia Pereira (PSC) e dos deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Gilson de Souza (PSC) que disciplina a utilização de colar de proteção durante a realização de exames nos quais ocorra a emissão de radiação e o projeto que reconhece a profissão de condutor de ambulância, apresentado pelo deputado Tadeu Veneri (PT).

Em segunda discussão foram aprovadas alterações na lei que autorizou o pagamento de bônus de desempenho aos servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná e a transformação de cargos em comissão e funções comissionadas da Secretaria do Tribunal de Justiça do Paraná.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação