Aprovado projeto que isenta doadores de sangue de taxa em concurso público

30/10/2017 17h47 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

Os doadores de sangue terão mais um benefício garantido por lei no Paraná. Foi aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (30) o projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSDB) que estabelece a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelos órgãos públicos do Paraná para quem doa sangue.

Segundo Litro, a proposta pretende incentivar que mais pessoas sejam doadores regulares de sangue. No entanto, para ter direito ao benefício será preciso seguir algumas regras como explica o autor do projeto.

Sonora

De acordo com a justificativa do projeto, o preconizado pela Organização Mundial da Saúde é um índice de doadores de sangue de 3,5% a 5% da população. No entanto, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que no Brasil menos de 2% da população realizam a doação de maneira regular.

Também foi aprovado em primeira discussão o projeto do deputado Evandro Júnior (PSDB) que altera a lei de normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios. A proposta prevê a inclusão da chamada “Cláusula Anticorrupção” nos contratos públicos vigentes.

Os deputados também derrubaram o veto do Executivo ao projeto de lei do deputado Felipe Francischini (SD) que concede o direito a segunda chamada gratuita em provas para alunos da rede particular de ensino.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação