Artagão Júnior comemora a redução do índice de fumantes no Brasil

29/05/2015 17h20 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Victor Almeida.
O projeto “Cultura na Assembleia” foi lançado com a abertura de uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio.

O projeto “Cultura na Assembleia” foi lançado com a abertura de uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O projeto “Cultura na Assembleia” foi lançado com a abertura de uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio.
Os dados do Ministério da Saúde divulgados nesta semana indicando uma queda de 30,7% no número de fumantes no país nos últimos nove anos, foi comemorada na Assembleia Legislativa pelo deputado Artagão Júnior (PMDB), que em 2009 foi relator das emendas ao projeto de lei nº 276/09, que proibiu o consumo do fumo em ambientes coletivos fechados em todo Paraná, inclusive naqueles locais específicos destinados para fumantes, denominados “fumódromos”.
“Lembro que havia manifestações por parte de fumantes que defendiam a manutenção dos fumódromos, o que, a meu ver, não resolveria o problema. Então trabalhamos para que eles também fossem proibidos”, recorda o parlamentar. O projeto se tornou a Lei estadual nº 16.239/09, também conhecida como Lei Antifumo, que completa seis anos em setembro.
Segundo o médico pneumologista Jonatas Reichert, membro do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde, a lei foi um grande avanço: “Nós tínhamos estatísticas que apontavam que as pessoas queriam parar de fumar, mas não se sentiam estimuladas, pois nos lugares fechados havia gente fumando, principalmente nos bares e casas noturnas. A Lei Antifumo contribuiu e está contribuindo muito para a diminuição do número de fumantes”, ressalta.
Sem Tabaco- Domingo (31) é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Criada em 1988 pela Organização Mundial da Saúde, a data visa alertar para os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação