Artagão Júnior Lidera Movimento Pela Integração Parlamentar No Mercosul

03/09/2007 16h30 | por Edson Vieira / 41 3253-0005
A União de Parlamentares do Mercosul está reivindicando a criação de uma comissão de parlamentares estaduais no Parlamento do Mercosul. O assunto está na pauta de discussões da Reunião do Parlamento do Mercosul que teve inicio nesta segunda-feira, 3, e será concluída na terça-feira, 4, em Montevidéu, Uruguai. O presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul, deputado paranaense Artagão de Mattos Leão Júnior, disse que é de suma importância a participação dos parlamentares estaduais brasileiros com assento no Parlamento do Mercosul para a melhor integração entre os parlamentares no Bloco Latino Americano. Os dirigentes brasileiros da entidade liderados por Artagão Júnior pleiteiam a criação da comissão de legisladores estaduais em razão da necessidade de acompanhamento dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo novo parlamento por aqueles que vivenciam diretamente os conflitos regionais. A própria criação do Parlamento do Mercosul sempre foi a principal luta da UPM desde a sua criação em 1999. O presidente do Bloco Brasileiro, Artagão Júnior, destaca que a reunião em Montevidéu é de fundamental importância para o futuro do Mercosul, uma vez que está sendo definida a estrutura do Parlamento do Mercosul como o próprio regimento interno, formação de comissões e ainda, rodada de Doha e a presença da Venezuela no bloco econômico que depende, ainda, da aprovação do Brasil e do Paraguai. O diretor de articulação política, Flávio Monteiro, comemora o engajamento de outras entidades representativas dos parlamentos estaduais nesta luta da UPM. Segundo ele, a cada reunião do Parlamento do Mercosul, mais legisladores estaduais e federais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, somam-se em defesa da importância da representação regional destes países no Parlamento do Mercosul.