Arte & Cultura na Assembleia desta semana tem a incrível história do fundador da Legião Urbana Kadu Lambach, o guitarrista curitibano que formou a banda brasiliense com Renato Russo e Marcelo Bonfá, é o entrevistado da atração da TV Assembleia desta sexta-feira (30) às 11 horas.

29/09/2022 11h20 | por Trajano Budola
Arte & Cultura na Assembleia desta semana tem a incrível história de Kadu Lambach, fundador da Legião Urbana.

Arte & Cultura na Assembleia desta semana tem a incrível história de Kadu Lambach, fundador da Legião Urbana.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Arte & Cultura na Assembleia desta semana tem a incrível história de Kadu Lambach, fundador da Legião Urbana.

O Arte & Cultura na Assembleia desta semana traz a incrível história do guitarrista curitibano Kadu Lambach, fundador da Legião Urbana no início dos anos 1980. Ele conta em uma entrevista à atração da TV Assembleia como foram os primeiros anos da banda brasiliense que revolucionou o rock’n’roll brasileiro e deu voz a uma geração que viu o fim da ditadura no país.

Filho de servidor público, Kadu chegou a Brasília com a família em 1979 e em pouco tempo se juntou às turmas de jovens que como ele habitavam os apartamentos funcionais do Plano Piloto na capital. O compositor explica que após um show com sua banda instrumental conheceu Renato Russo, de quem recebeu o convite para integrar um novo grupo, que ainda iria surgir.

“Eu lembro que estava saindo do palco e o Renato Russo me disse que queria montar uma banda comigo. Eu não me via muito integrado naquela turma punk, mas me senti honrado porque foi um convite pelo viés musical”, diz. Apelidado pelo vocalista como “Eduardo Paraná”, Kadu se juntou a Renato, que então tocava baixo, e ao baterista Marcelo Bonfá.

A parceria durou nos anos de 1981 e 1982. Kadu Lambach fala dos episódios mais marcantes desta época, das relações com outras bandas da cidade, como o Capital Inicial e a Plebe Rude, além dos motivos para a sua saída da Legião Urbana, antes do contrato com a gravadora que lançou o primeiro álbum do grupo.

As parcerias com músicos da MPB, do Jazz e uma música dele gravada por um de seus ídolos, o baixista norte americano Stanley Clarke, também estão no bate-papo. “Recebi o telefonema de um produtor dizendo que ele gravaria a faixa de um disco meu. Ele apareceu no estúdio e gravou a música. Eu não acreditava”, diz Kadu.

Ele fala ainda do livro Música Urbana: o início de uma legião, registro de sua passagem com a banda brasiliense, escrito com o jornalista curitibano André Molina e lançado após uma pendência judicial de 13 anos. “Quando tivemos a ideia de fazer uma biografia, nunca pensei que iria demorar tanto tempo”, explica Kadu sobre o porquê de a publicação ter demorado tanto tempo para chegar às prateleiras.

Programa

Para assistir outras histórias com Kadu Lambach confira a conversa completa na TV Assembleia, às 11 horas desta sexta-feira (30). Todas as semanas o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação