As mudanças nas eleições em 2020 são o tema do programa Entre Poderes com o vice-presidente do TRE-PR Desembargador Vitor Roberto da Silva explica as alterações no calendário de votações e as medidas para garantir a segurança sanitária dos eleitores.

25/09/2020 16h10 | por Trajano Budola
O vice-presidente e corregedor do TRE/PR, desembargador Vitor Roberto Silva, fala do processo eleitoral no programa Entre Poderes da TV Assembleia.

O vice-presidente e corregedor do TRE/PR, desembargador Vitor Roberto Silva, fala do processo eleitoral no programa Entre Poderes da TV Assembleia.Créditos: Reprodução

O vice-presidente e corregedor do TRE/PR, desembargador Vitor Roberto Silva, fala do processo eleitoral no programa Entre Poderes da TV Assembleia.

As mudanças no calendário de votações nas eleições de 2020 por causa da pandemia da covid-19 são o tema do programa Entre Poderes, da TV Assembleia, com o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), desembargador Vitor Roberto Silva. Ele explica como o órgão está planejando a segurança dos eleitores no processo deste ano com o máximo de segurança nas datas que correspondem a 42 dias de adiamento em relação aos pleitos anteriores.

De acordo com ele, por uma proposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mudança se deu por uma emenda à Constituição que alterou todo o calendário eleitoral. “Feita com base em recomendações de especialistas. Devido às mudanças do clima, há uma previsão de que os índices da doença estarão bem menores do que se ela fosse realizada no mês de outubro”, fala, destacando a data tradicional de votações do primeiro turno. Neste ano, o primeiro turno será realizado no dia 15 de novembro. E caso haja a necessidade de segundo turno, em 29 de novembro.

Segundo o vice-presidente do TRE, os mesários e colaboradores das sessões eleitorais receberão kits de proteção individual, com máscaras face shields e frascos de álcool em gel. Todos os eleitores também terão álcool à disposição e os banheiros contarão com higiene reforçada. “Além disso, nas filas serão respeitadas as distâncias mínimas e se necessário também os eleitores aguardarão o momento de votar fora dos locais de votação”, afirma.

Ele fala também de uma campanha alertando sobre o prolongamento do horário de votação e do horário exclusivo para as pessoas acima de 60 anos de idade. Como há risco de danificação das urnas eletrônicas se elas forem higienizadas com álcool, cada eleitor será orientado a esterilizar as mãos após votar. Sobre as cidades em que seja verificado que não há condição de que as eleições sejam realizadas com segurança, a emenda proposta pelo TSE prevê que elas sejam adiadas até a data máxima de 17 de dezembro.

Vitor Roberto Silva explica também como deve funcionar a corrida eleitoral com as campanhas, que também tiveram o calendário adiado em 42 dias. De acordo com ele, as propagandas eleitorais podem começar, ou seja, os candidatos estão autorizados a iniciar a busca por votos quando se encerra o prazo máximo de registro das candidaturas, o último minuto do dia 26 de setembro. Os anúncios em rádio e televisão começarão no dia 9 de outubro.

As normas para esta eleição são as mesmas dos pleitos anteriores, como a proibição da distribuição de brindes, por exemplo. A Justiça Eleitoral terá atenção especial, segundo o desembargador, para as fake news. Ele explica que a população poderá contar com a Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere, de denúncia de notícias e informações falsas proferidas no processo eleitoral. 

“Por exemplo, mudanças na data das eleições, segurança das urnas, o Gralha confere esta dúvida, a pessoa entra no site do TRE e esta dúvida será esclarecida, se é verdade ou mentira cada informação”, diz. “Serão tomadas todas as medidas necessárias, com o olhar na ciência, para que a votação seja segura, tanto para os mesários e colaboradores, quanto para os eleitores”, afirma o vice-presidente do TRE, Vitor Roberto Silva.

O programa Entre Poderes pode ser assistido na programação da TV Assembleia, canal 10.2 em tv aberta e 16 na Claro/Net, ou no canal do youtube no link: https://youtu.be/jwZAvRiK4hA

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação