Asfalto da PR-218 é estratégico para o Noroeste e para o Paraná, defende deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

11/07/2023 17h17 | por Assessoria Parlamentar

“A estrada é estratégica para a economia do Noroeste e para o Paraná. A construção da ponte une a região Noroeste”, defendeu Romanelli.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta terça-feira, 11, de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a pavimentação da PR-218, entre Querência do Norte e Icaraíma, e a construção de uma ponte sobre o rio Ivaí. “A estrada é estratégica para a economia do Noroeste e para o Paraná”, defendeu Romanelli. “A construção da ponte une a região Noroeste”, completou.

Para Romanelli, a mobilização pela pavimentação da estrada é um ato essencial por demonstrar a importância que a ligação tem para o desenvolvimento dos municípios que integram o Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – Comafen), a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) e Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios).

“Essa audiência é fundamental para poder colocar a obra no mapa dos investimentos em infraestrutura que devem ser feitos no Estado. O rio Ivaí divide o Noroeste e temos que fazer com que a região possa ser integrada, econômica e socialmente”, reforçou Romanelli. “A execução da obra é um grande desafio, mas a ligação entre Querência do Norte e Icaraíma daria um grande diferencial competitivo para a região Noroeste do Estado”.

O trecho da PR-218, entre Querência do Norte e Icaraíma, tem 54 quilômetros sem asfalto. A pavimentação é uma demanda antiga da população, da sociedade civil organizada e do setor produtivo, principalmente de produtores rurais que precisam vias mais adequadas para o escoamento da produção. Além disso, a estrada permitiria acesso à rica biodiversidade da região, incentivando o turismo ecológico.