Asilo São Vicente de Paula recebe nova doação do Programa Tampinha Paraná A ação, que é lei no Paraná, visa a arrecadação de tampas de plástico que são doadas para instituições sociais de todo estado.

13/12/2023 16h18 | por Thaís Faccio

O Programa Tampinha Paraná fechou o ano de 2023 com mais uma grande doação de tampinhas ao Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, realizada nesta quarta-feira (13).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A iniciativa que alia sustentabilidade e solidariedade, o Programa Tampinha Paraná, fechou o ano de 2023 com mais uma grande doação de tampinhas ao Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, realizada nesta quarta-feira (13). “Para nós que precisamos fazer tantas e tantas campanhas essa é mais uma delas que vem trazer para nós um resultado muito importante que é com a questão das fraldas. O Conselho de Ações Solidárias da Assembleia desenvolveu uma campanha de tampinhas e mobilizou toda a sociedade, amigos, funcionários da Casa de Leis e os visitantes para que pudessem arrecadar tampinhas que serão transformadas em fraldas geriátricas”, disse o diretor-geral do Asilo, padre José Aparecido Pinto.

Ele destacou que a campanha também tem um cunho social e de responsabilidade com o meio ambiente. “Nós estamos falando de um gesto simples, mas de um grande significado. Quando uma criança dentro de casa, uma família separa as tampinhas elas estão pensando no meio ambiente, e isso chega até nós e faz essa grande transformação. Por isso, nós agradeçamos a todas as pessoas que participaram, todos aqueles que mobilizaram e puderam nos ajudar nessa campanha”, afirmou o padre.

O projeto Tampinha Paraná foi lançado em maio na Casa de Leis. E de lá para cá foram inúmeras arrecadações e adesões. Idealizado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná ele surgiu durante uma visita a um asilo. “Em um momento de profundo pesar pela perda de meus e da troca de experiências nesse ambiente, nasceu essa iniciativa que começou modesta, mas agora abrange todo o Paraná, promovendo solidariedade e sustentabilidade. O programa, que cresceu significativamente, é agora respaldado por uma legislação, fortalecendo ainda mais o apoio àqueles que mais necessitam”, explicou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

A proposta visa a arrecadação de tampas de plástico que são doadas para instituições sociais de todo o Paraná. Após ser comercializado com empresas especializadas em reciclagem, o material coletado se torna recurso financeiro destinado às entidades. No caso do Asilo São Vicente, elas serão usadas para aquisição de fraldas geriátricas. A instituição atende 150 idosas e usa mais de 20 mil fradas por mês.

É lei no Paraná

A Lei Estadual 21.697/2023 cria o Programa Tampinha Paraná e a nova legislação foi apresentada pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa do programa foi do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná e visa unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.

Ele será divulgado e promovido pela Assembleia, visando à adesão de Câmaras Municipais, Prefeituras e outros órgãos públicos. Os interessados devem enviar ofício à Presidência da Assembleia Legislativa, órgão responsável pela aprovação da adesão.

Natal Solidário 2023

Juntamente com as tampinhas, o padre recebeu as doações da Campanha Natal Solidário 2023 que serão repassadas ao Centro de Educação Infantil (CEI) Bom Pastor que atende 160 crianças e ao Centro de Convivência Padre Giocondo que atende 120 crianças e adolescentes carentes de Curitiba.