((Descrição do áudio))
Estudantes que integram o movimento de ocupação das escolas do Paraná participaram da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (26). Depois do amplo debate sobre o assunto realizado na sessão de terça-feira (25), com a participação de representantes do Movimento Desocupa Paraná, o deputado Tadeu Veneri (PT) solicitou que defensores das ocupações também utilizassem a tribuna.
A estudante Nicoly Moreira do Nascimento de 15 anos, aluna do Colégio Estadual Santa Felicidade, defendeu as ocupações por acreditar que o movimento é pacífico e luta por uma educação melhor.
Sonora
Em seu discurso, Ana Júlia Pires Ribeiro de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Senador Manoel de Alencar Guimarães, reconheceu a necessidade de reforma do sistema educacional, mas afirmou que a Medida Provisória em tramitação no Congresso Nacional tem falhas. A aluna agradeceu a oportunidade de apresentar a opinião do movimento.
Sonora
Ana Júlia também falou sobre a violência no ambiente escolar.
Sonora
Para o deputado Tadeu Veneri, era preciso ouvir os dois lados da questão. Ele enalteceu os discursos das estudantes.
Sonora
Já o deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação da Alep, defendeu que o movimento já deu a contribuição a que se propôs e ressaltou a posição da presidência da Assembleia em abrir espaço para o debate.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.