Assembleia abre exposição de fotos "A outra face do Autismo" A mostra permanece à disposição do público até a próxima sexta-feira (1º) e reúne trabalhos em preto e branco da fotógrafa Pamela Oms.

27/11/2017 18h10 | por Sandra C. Pacheco
Abertura da exposição de Fotos "A outra face do Autismo" no Espaço Cultural da Alep.

Abertura da exposição de Fotos "A outra face do Autismo" no Espaço Cultural da Alep.Créditos: Noemi Froes/Alep

Abertura da exposição de Fotos "A outra face do Autismo" no Espaço Cultural da Alep.

Por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura e secretário-geral do CONPAZ, a Assembleia Legislativa do Paraná abriu na tarde desta segunda-feira (27) a exposição de fotos “A outra face do Autismo”, da fotógrafa Pamela Oms. As fotos, em preto e branco, retratam o dia a dia de autistas e suas famílias, em cenas de convivência e carinho, para mostrar que o problema não exclui esses momentos de afetividade e alegria.

Ao abrir o evento Péricles de Mello disse que o autismo é um tema do século XXI, pois os diagnósticos estão aumentando e o Estado brasileiro ainda está despreparado para dar respostas aos desafios que se apresentam. Falaram durante a abertura a expositora, a coordenadora do grupo Anjo Azul, Fernanda Rosa, e o especialista em educação inclusiva e membro do grupo de peritos sobre os direitos das pessoas com deficiência junto ao Conselho da Europa, Davi Rodrigues. Ele é autor e organizador de artigos e obras publicadas no Brasil, Portugal e Alemanha, além de presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

A exposição permanecerá aberta ao público até a próxima sexta-feira (1º), às 12h30. Nos demais dias da semana poderá ser visitada entre as 9 e às 18 horas, no Espaço Cultural da Casa. Péricles de Mello é autor da Lei estadual nº 17.555/2013, que instituiu as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento tem o apoio do grupo Anjo Azul, criado há mais de dois anos na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de promover a integração e interação das famílias que convivem com o transtorno e se ressentem da falta de informações sobre tratamentos modernos e adequados, bem como os meios de permitir que seus portadores possam se desenvolver o mais plenamente possível.

O grupo é coordenado por Fernanda Rosa, mãe de um casal de autistas que está entre os fotografados. Ela conta que o grupo começou reunindo apenas quatro mães, e hoje conta com mais de mil mães, que trocam experiências e se apoiam mutuamente. “Hoje sabemos que no Paraná há mais de 109 mães cadastradas em grupos diversos e estima-se a existência de cerca de 400 mil autistas”. A autora das fotos, Pamela Oms, é também mãe de autista e adianta que a intenção é levar a exposição para outras cidades, sempre com a finalidade de mostrar que, com exceção da presença do autismo, são famílias como as demais, “preocupadas com o futuro de seus filhos e buscando condições para que eles tenham uma vida tão independente quanto possível, desenvolvendo suas habilidades e encontrando o seu lugar no mundo”.

Na sexta-feira (1º), último dia da exposição, o Plenarinho da Assembleia vai sediar também, à partir das 9 horas, um seminário para debater o tema, com a presença de autoridades, especialistas e ativistas. Segundo Péricles, a iniciativa pretende promover a troca de saberes nas áreas educacional, terapêutica e social.

 

Ouça o Podcast relacionado





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação