Assembleia adota objetivos e metas da ONU para o desenvolvimento sustentável Documento assinado por 193 nações estabelece ações para diminuição da pobreza e da desigualdade e para cuidados com as mudanças climáticas.

09/08/2016 16h58 | por Kharina Guimarães
Presidente Ademar Traiano (PSDB), assina o termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Presidente Ademar Traiano (PSDB), assina o termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Presidente Ademar Traiano (PSDB), assina o termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.


A Assembleia Legislativa do Paraná aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A assinatura do termo de adesão aconteceu nesta terça-feira (9), em Plenário, e contou com a presença do secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flavio Arns, também secretário do Movimento “Nós Podemos Paraná”.

O Brasil e outros 192 países são signatários da ONU no documento com os 17 objetivos, 169 metas e 230 atividades a serem desenvolvidas até o ano de 2030. A mobilização mundial envolve ações para diminuição da pobreza e da desigualdade e os cuidados com as mudanças climáticas. “A Assembleia não poderia estar distante de algo tão importante como isso. O tema é recorrente em todo o mundo e, portanto, acredito que essa parceria será muito boa. Não só a Assembleia, o próprio governo e outras entidades se somam a esse movimento visando estar em sintonia com aquilo que o mundo todo defende”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB).

No estado, órgãos públicos e entidades se unem no Movimento Nós Podemos Paraná para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular novas adesões. “Por mais esforço que a gente faça em qualquer município, estado ou país, a pobreza sempre vai existir, a desigualdade também acontece e as mudanças climáticas são tema mundial. Então a gente espera que com essa mobilização a gente possa construir uma realidade melhor para a família, para o cidadão e para o meio ambiente”, afirmou Flávio Arns.

Arns acredita que o envolvimento da Assembleia Legislativa do Paraná servirá de exemplo para outras instituições. “Tudo aquilo que se faz na Assembleia Legislativa repercute muito no Paraná todo. Se todo mundo souber que a Assembleia Legislativa assinou, que as comissões técnicas da Casa estão aderindo, que esse debate está acontecendo na Assembleia, tenho certeza que isso repercute positivamente em todos os municípios e vai ajudar muito nesse trabalho até 2030, para que possamos concretizar as metas”.

Das 26 comissões permanentes da Casa de Leis, a primeira a também aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a Comissão de Educação, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD). “Quero parabenizar o presidente Ademar Traiano por essa inciativa louvável de emprestar todo apoio politico e estrutural para que possamos avançar. A ideia agora é que todas as comissões assumam e assinem esse documento, que isso sirva de norte para os nossos trabalhos aqui”. Hussein Bakri adiantou que o primeiro foco da comissão será o combate à evasão escolar, propondo medidas que já apresentam efeitos positivos em municípios paranaenses.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram apresentados pela ONU depois de encerrado o período de 15 anos em que o mundo desenvolveu ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na primeira etapa, por exemplo, os países signatários conseguiram reduzir pela metade a pobreza no mundo e em 40% a propagação do vírus HIV.

 

Ouça o Podcast relacionado




Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação