08/06/2011 18h08 | por Luiz Alberto Pena
Em especial por sua trajetória como ator, diretor, dramaturgo, iluminador e cenógrafo, João Luiz Fiani será homenageado na Assembleia Legislativa com a outorga do título de Cidadão Benemérito do Paraná. A concessão do título, conforme projeto de lei de autoria do deputado Stephanes Junior (PMDB), foi aprovada pelos deputados durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (8), com 43 votos favoráveis.
Fiani estreou no teatro em 1979, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, com o espetáculo “O Jogo da Independência”, dirigido por Zélia Hurmann. Desde então atuou em mais de 50 espetáculos, além de escrever e dirigir centenas de espetáculos. Como ator, o próprio Fiani destaca aqueles que teriam sido os trabalhos mais importantes: “Zumbi”, “Colônia Cecília”, “Mistérios de Curitiba”, “O Carrasco do Sol”, “O Mágico de Oz”, “O Vampiro e a Polaquinha”, “O Inimigo do Povo”, “Gritaria nos Muros da Cidade”, “Nem Freud Explica” e “Don Juan de Molière”.
Como empreendedor da área cultural, João Luiz Fiani construiu e inaugurou em 1994 o seu primeiro teatro em Curitiba, que leva o nome da atriz Lala Schneider. O segundo teatro seria inaugurado em 2004, que é a Casa de Teatro Edson D’Ávila. Ele é proprietário também da Cia. Máscaras de Teatro, da Metáphora Cia. de Teatro, e dos Comediantes, assim como da escola de teatro Núcleo de Profissionalização Teatral, responsável pela formação de inúmeros e destacados profissionais das artes cênicas. Na área da comunicação, Fiani atuou em diversas emissoras de rádio e de televisão do Brasil.