Assembleia aprova projeto de lei que presta homenagem a Artagão de Mattos Leão

05/12/2023 18h01 | por Assessoria Parlamentar
Texto denomina como Conselheiro Artagão de Mattos Leão viaduto localizado na PR-466 e Avenida Manoel Ribas sobre a BR-277, no município de Guarapuava.

Texto denomina como Conselheiro Artagão de Mattos Leão viaduto localizado na PR-466 e Avenida Manoel Ribas sobre a BR-277, no município de Guarapuava.Créditos: Divulgação/TCE-PR

Texto denomina como Conselheiro Artagão de Mattos Leão viaduto localizado na PR-466 e Avenida Manoel Ribas sobre a BR-277, no município de Guarapuava.

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado estadual Artagão de Mattos Leão, falecido no último dia 30 de julho, será homenageado pela Assembleia Legislativa. Projeto de lei aprovado nesta terça-feira (5) em primeira discussão pela Assembleia, encabeçado pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD) e subscrito por mais 14 parlamentares, denomina como Conselheiro Artagão de Mattos Leão viaduto localizado na PR-466 e Avenida Manoel Ribas sobre a BR-277, no município de Guarapuava.

Natural de Inácio Martins, município da Região Centro-Sul do Paraná, Mattos Leão era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989, ano seguinte à promulgação da Constituição Federal atualmente em vigor.

Nomeado em 10 de abril de 1991 pelo então governador Roberto Requião, Artagão exerceu a Presidência do TCE-PR em dois períodos: de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

Família

No projeto, os autores destacam que “além das realizações profissionais, Artagão de Mattos Leão cultivou uma família unida e comprometida com valores semelhantes. Seu legado é transmitido através de seus filhos, incluindo o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, que continua a honrar o nome de sua família por meio de seu serviço público”.

Assinam a iniciativa, além de Curi, os deputados Hussein Bakri, Soldado Adriano José, Ney Leprevost, Gilberto Ribeiro, Batatinha, Delegado Tito Barichello, Gilson de Souza, Adão Litro, Clorara Ribeiro, Arilson Chioratto, Maria Victória, Luiz Claudio Romanelli, Ademar Traiano, Professor Lemos.

“Que o Viaduto Conselheiro Artagão de Mattos Leão seja um testemunho eterno de sua dedicação exemplar e uma lembrança constante de que indivíduos visionários podem moldar positivamente o futuro”, finalizam os deputados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação