Assembleia celebra o Dia Nacional do Síndico com sessão solene

30/11/2017 17h37 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
 

(Descrição do áudio))

  A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (30) uma sessão solene para  celebrar o Dia Nacional do Síndico e homenagear os síndicos e síndicas paranaenses. A ideia foi do deputado  Stephanes Junior (PSB). De acordo com o parlamentar, são cerca de 20 mil síndicos no estado e nem sempre  a classe é  reconhecida como deveria.

(Sonora)

Diversos  representantes de entidades ligadas ao setor foram homenageados, entre eles, a presidente do Conselho de Síndicos do Secovi/PR, Siomara Freitas Kaltowski,  o tenente-coronel Valdir Carvalho de Souza, do Conselho de Síndicos do Paraná (CONSIN), Deisi Monn, coordenadora da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil, Jacirlei Soares Santos, presidente da ADEMI/PR e Alvaro Líber, do Sindicato de Síndicos do Paraná, que ficou satisfeito pela homenagem à categoria, que, ele avalia,  tem muitas responsabilidades e poucos direitos.

(Sonora)

     Uma lei federal de  1964, tornou a figura do síndico nos condomínios uma exigência, e com  direitos e obrigações definidos também no Código Civil. Responsável pela  gestão de um ou mais edifícios, ele precisa manter a ordem, a segurança e limpeza do local. Quem assume a função deve estar disposto a procurar conhecimento capaz de orienta-lo na busca do bem-estar comum.

A tarefa é complexa, exige que se abra mão de momentos de descanso entre a rotina normal de trabalho para resolver questões pontuais, imprevistos e conflitos, enfrentando o problema de conciliar os interesses de pessoas diferentes que ocupam o mesmo ambiente. Normalmente ela fica a cargo de um morador, mas ao longo dos anos, foram surgindo os síndicos profissionais, que cuidam de mais de um condomínio.

 Entre as características principais de um síndico estão a paciência, a  sabedoria para lidar com os conflitos, o conhecimento de finanças e legislação, a facilidade em lidar com o público, a capacidade de avaliar serviços, iniciativa na gestão, capacidade de planejamento e organização, que permita enxergar necessidades e antecipar problemas.

 O trabalho pode ser visto também como um ato de cidadania e profissionalismo na medida em que busca um benefício extra para o condomínio em termos de economia, conforto, funcionalidade e bem-estar.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação