NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assembléia Comemora Dia Internacional da Mulher
18h30
por Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP
2 min de leitura
1.274 visualizações
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 07/03/07Jornalista: Flávia PrazeresA Assembléia Legislativa do Paraná irá dedicar o pequeno e o grande expediente da sessão plenária desta quinta-feira (08), com início às 10 horas, para a abertura das comemorações do Dia Internacional da Mulher, proposta pela deputada Luciana Rafagnin (PT).As quatro deputadas que compõem o Legislativo Paranaense: Luciana Rafagnin (PT), Beti Pavin (PMDB), Cida Borghetti (PP) e Cleuza Rosane Ferreira (PV), irão constituir a mesa diretora da solenidade. Na seqüência, serão iniciadas as homenagens, sendo a deputada Cida Borghetti a primeira a discursar e depois as deputadas Rosane Ferreira e Beti Pavin deverão fazer uso da palavra.Logo em seguida, será dada a escultura “Pinhão de Ouro”, símbolo do Paraná, às representantes das mulheres homenageadas. A juíza do Juizado Especial, Luciane Bortoletto, falará em nome das homenageadas e depois será suspendida a sessão por cinco minutos.AUDIÊNCIA PÚBLICA – Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, por proposição do deputado Tadeu Veneri (PT), será realizado no Plenarinho do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, a partir das 9 horas, Audiência Pública sobre “Violência Contra as Mulheres”. E às 14 horas, a Assembléia concederá o Plenarinho para que a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) também realize evento voltado à comemoração do Dia da Mulher.8 DE MARÇO – A idéia mais difundida é de que a data seria uma homenagem a operárias norte-americanas que, durante uma greve, foram trancadas na fábrica onde trabalhavam e morreram queimadas em um incêndio provocado pelos patrões. Outra hipótese refere-se a uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida nesse dia do ano de 1857. Contudo, a data não foi definida apenas por um contexto histórico isolado, conforme texto da resolução adotada pela II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague em 1910, mas devido a dezenas de conquistas femininas, entre elas, a participação política e a libertação da mulher. Inicialmente, o Dia da Mulher era comemorado em datas diferentes, segundo os países. A data foi celebrada em 8 de março pela primeira vez em 1914, na Alemanha e na Suécia, sendo também comemorada pelos demais países.
Notícias Relacionadas
18:43
Dia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais
18:41
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
18:17
Projetos sobre administração pública e concessão de espaços avançam na Comissão de Fiscalização
Dois textos recebem parecer favorável na reunião; votação de um terceiro é adiada após pedido de vistas.
Leia mais
18:08
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprova projetos contra violência de gênero e feminicídio
Banco Vermelho e campanha contra o Woollying passam a integrar o calendário estadual de conscienti-zação.
Leia mais