Assembleia concede ao médico José Cândido Muricy o título de Cidadão Benemérito do Paraná A homenagem, traduzida pela Lei 19.576/2018, atendeu a uma proposição do deputado Luiz Carlos Martins (PP), aprovada por unanimidade na Alep.

06/11/2018 18h54 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena
Sessão solene em 6/11/2018.

Sessão solene em 6/11/2018.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Sessão solene em 6/11/2018.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene ao final da tarde desta terça-feira (6) para, atendendo a uma proposição do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PP) aprovada por unanimidade, outorgar ao médico e cirurgião plástico curitibano José Cândido Muricy o título de Cidadão Benemérito do Paraná. Neste ano o homenageado completa 50 anos de formado, ostentando a expressiva marca de mais de 35 mil procedimentos cirúrgicos realizados ao longo da carreira.

A solenidade foi presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) e contou com a participação de destacadas personalidades, familiares e amigos do homenageado. Compuseram a Mesa Diretora da sessão solene, além de Traiano, Luiz Carlos Martins e o homenageado, o deputado Alexandre Curi (PSB); o desembargador Antonio Loyola Vieira, representando o Tribunal de Justiça; e o médico Avelino Ricardo Hass, presidente da Academia Paranaense de Medicina.

Traiano ressaltou a importância do trabalho de José Candido Muricy, o que lhe rendeu a outorga da honraria de Cidadão Benemérito. “Muricy é dono de um trabalho respeitado, pioneiro e inovador em todo Brasil. Esta homenagem proposta pelo deputado Luiz Carlos Martins é brilhante. O cirurgião é digno e merecedor do respeito de todos os paranaenses”, afirmou.

Segundo Luiz Carlos Martins, a homenagem à proeminente figura da sociedade paranaense reconhece os relevantes serviços prestados pelo médico à medicina. “Em todos os meus anos na Assembleia, apresentei propostas de apenas dois títulos de cidadania. Muricy é uma referência no Paraná pela luta, perseverança e ética. Isto é muito importante”, afirmou.

O médico homenageado disse por sua vez que os esforços empregados por ele em sua carreira são um retorno do que aprendeu nos estudos, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Uma carreira médica dedicada a pessoas de posse e também aos mais necessitados. Passei anos fazendo diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e como sou formado por uma instituição pública, procurei devolver à população algo da minha profissão, e acho que consegui”, salientou.

Carreira vitoriosa – José Cândido Muricy é um dos mais renomados médicos do Paraná, formado pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como cirurgião geral no Hospital Nossa Senhora das Graças durante uma década, no ambulatório do INAMPS durante vários anos e foi médico generalista no Bairro Vila Hauer, em Curitiba. Neste bairro acabaria fundando Organização Médica Clinihauer, empresa genuinamente paranaense que dirigiu por 40 anos, até ser vendida para o grupo Amil.

A Clinihauer atendia cerca de 800 empresas na grande Curitiba, com cerca de 1.200 profissionais de saúde em seus quadros e chegando a ser a maior empresa de medicina de grupo da Região Sul. Era considerada uma empresa familiar profissionalizada, controlada por quatro sócios, sendo majoritário José Cândido Muricy.

O homenageado dividia seu trabalho, durante esse período, como presidente da Clinihauer e como cirurgião plástico especializado em cirurgia capilar – atividade que mantém até hoje. Nesta atividade, aliás, é considerado um dos pioneiros no Brasil, reconhecido nacionalmente como um dos melhores cirurgiões.

“Doutor Muricy”, como costuma ser chamado, presidiu importantes entidades médicas ao longo da carreira, como o Centro de Estudos Dr. Costa Estima (1980), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional PR (1986 a 1988), a Associação Brasileira de Medicina de Grupo no Paraná e a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (2015/2016). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi vice-presidente (1988/1989) e Regente do Capítulo de Cirurgia de Restauração Capilar dessa mesma sociedade. Teve participação destacada em inúmeros congressos médicos no Brasil e no exterior, fazendo palestras, apresentando trabalho, escrevendo ou colaborando em livros ou com a publicação de artigos científicos. Em 2016 foi eleito “Médico do Ano” pela Academia Paranaense de Medicina e em 2017 foi empossado nesta instituição como Acadêmico Honorário.

O esportista – O homenageado é também um esportista. Como atleta de basquetebol defendeu clubes como o Círculo Militar do Paraná, a Sociedade Thalia e o Clube Curitibano. Defendeu também as seleções de basquete de Curitiba e do Paraná, participando de vários campeonatos regionais e nacionais. Foi presidente da Federação Paranaense de Basquetebol de 1976 a 1978, e da Associação Paranaense de Basquetebol Master, por oito mandatos consecutivos, de 1999 a 2015.

Criou também o Clube Galícia, que oferece espaço em duas sedes mantidas com recursos próprios, para praticantes do basquetebol em Curitiba. Ele próprio joga basquetebol até hoje, tendo participado de inúmeros campeonatos mundiais do esporte na modalidade master, como atleta e coordenador.