Assembleia do Paraná inova e transmite sessões plenárias ao vivo pelo Twitter Debates e votações que mobilizam os 54 deputados estaduais podem agora ser acompanhados em tempo real em vários canais; Alep foi pioneira no uso do Facebook.

28/05/2019 16h54 | por Nádia Fontana
Sessões plenárias, CCJ e audiências públicas na Alep agora têm transmissão ao vivo no Twitter.

Sessões plenárias, CCJ e audiências públicas na Alep agora têm transmissão ao vivo no Twitter.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Sessões plenárias, CCJ e audiências públicas na Alep agora têm transmissão ao vivo no Twitter.

O Twitter, espaço virtual que reúne milhões de seguidores, passa a ser um novo canal de comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para transmitir em tempo real as sessões plenárias e audiências públicas. Com essa iniciativa a Alep, pioneira nas transmissões ao vivo pelo Facebook, mais uma vez inova e exibe, simultaneamente, a partir de agora as votações e ações que mobilizam diariamente os 54 deputados estaduais no Twitter, Facebook, YouTube, canal 16 da Net e Canal 21 da Rede Mundial, ficando cada vez mais próxima dos cidadãos. 

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou que, inicialmente, as atividades do Poder Legislativo eram mostradas apenas através da TV Assembleia. Logo depois a ação de divulgação foi ampliada, chegando ao Facebook, sendo a primeira Assembleia Legislativa do país a usar essa ferramenta para exibir as votações e audiências públicas ao vivo.  “Agora vamos transmitir em tempo real pelo Twitter. Estamos empenhados em ampliar a transparência da Casa e os canais de comunicação para permanecer próximos dos paranaenses dos 399 municípios do Estado”, afirmou. “Queremos a participação de todos os cidadãos nos debates e decisões que acontecem aqui e envolvem temas importantes para o Paraná. Com a ampliação dos canais de comunicação estamos estimulando a participação de todos. Assim, a Assembleia está sempre de portas abertas para o cidadão”, acrescentou.

Na avaliação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Alep, o Twitter é uma ferramenta apropriada para realizar transmissões ao vivo com a interação dos usuários. “É uma rede social que ampliou sua presença no debate político no Brasil e no mundo nos últimos anos. Além da transparência dos atos, a nova modalidade cria também um novo canal de interação ao vivo, onde o cidadão poderá deixar sua sugestão e até sua crítica de forma mais rápida, informal,” destacou.

“Nas redes sociais as pessoas acompanham o trabalho e têm a oportunidade de manifestar suas opiniões em tempo real, criando uma linha de comunicação direta com os deputados. As transmissões também dão maior transparência ao Poder Legislativo”, ressalta Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Assembleia.

Pioneirismo – As transmissões ao vivo feitas pela Assembleia Legislativa são realidade desde outubro de 2016. O Paraná foi o primeiro a disponibilizar ao vivo no Facebook as sessões plenárias e as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na estreia na rede social, a Assembleia registrou manifestações de paranaenses que estavam conectados a partir dos municípios como Palmas, Coronel Vivida, Irati, Campo Mourão, Telêmaco Borba e Curitiba, e assistiam em tempo real os pronunciamentos dos deputados.

Antes da transmissão da sessão ao vivo, a Assembleia já havia testado a ferramenta na manhã do dia 2 de setembro, pelo Facebook, ao divulgar o início do mutirão para a correção das 50 mil redações escritas por estudantes de escolas públicas do Paraná que participam do projeto “Assembleia no Enem”. A segunda etapa da correção também foi divulgada, em tempo real, no dia 17 de setembro. Em outros momentos, sempre com o objetivo de assegurar que os paranaenses possam acompanhar instantaneamente o que está sendo feito no Legislativo, foram apresentados flashes sobre reuniões, debates e homenagens. Ao longo desses últimos anos o Facebook também foi transformado num canal para a divulgação de pautas, fotos e vídeos em tempo real, com ampla transparência.

Novas mídias – Aperfeiçoar o processo de interatividade com o paranaense. Essa é a finalidade da presença cada vez mais ativa da Assembleia em inúmeros espaços virtuais como o Twitter, Facebook, Instagram e Flickr. Com publicações diárias, esses canais têm papéis importantes na aproximação com o público e contribuem para garantir a transparência do Legislativo, assegurando agilidade na divulgação dos acontecimentos que são destaque no dia a dia. No Flickr, por exemplo, dezenas de fotos são publicadas diariamente com qualidade e alta resolução gráfica, permitindo que sejam visualizados e feitos downloads de qualquer local.

Tempo real – Diariamente são transmitidas ao vivo pela TV Assembleia, Facebook e YouTube as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e sessões especiais. Antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados. Ainda dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir o Café com PolíticaEconomia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Política Total; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a coletiva do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Televisão – Toda a programação da TV Assembleia, que tem como foco a cidadania, pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado pelo site da Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as playlists com os programas que já foram ao ar e o que é transmitido ao vivo para consulta da população a qualquer momento e de qualquer lugar.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação