Assembleia Legislativa entrega Menção Honrosa à professora Maria Lúcia Prado Sabatella
Homenagem foi proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).
Presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem (Inodap), a professora Maria Lúcia Prado Sabatella, recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa por seu trabalho nas áreas da Inteligência Humana, Superdotação e Talento. A homenagem, entregue no Salão Nobre da Casa de Leis, foi proposta pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD). “É uma merecida homenagem pelo excelente serviço prestado da inclusão na educação, às crianças superdotadas e pelo trabalho que ela faz há mais de 20 anos através do Instituto no desenvolvimento, no aperfeiçoamento, na qualificação e na inclusão dessas crianças”, disse o presidente. “A homenagem também se estende a todos do Inodap pelos excelentes serviços prestados à educação do nosso Estado, e, em especial, às crianças superdotadas”, complementou.
Emocionada com o reconhecimento, Maria Lúcia, falou de sua trajetória e dificuldades. “Trabalhar com uma área que é totalmente diferente, árdua, onde há muitos desafios e dificuldade das pessoas de entenderem essa diversidade é algo desaviador e ser reconhecida por esse trabalho é motivo de muita alegria”. Para ela, a menção também é um agradecimento pela atuação do instituto que este ano completa 25 anos. “É um fechamento de uma etapa de muito trabalho, de muita coisa feita e vencida”, afirmou ela que é mãe de três filhos superdotados e vivenciou as dificuldades que muitas crianças enfrentavam. “Eu não posso lidar com a educação se eu tiver negligenciando alguma coisa, não enxergar essa necessidade não era possível e foi aí que eu comecei a estudar, a pesquisar e me aprofundar no assunto”, explicou.
Perfil
Maria Lúcia Prado Sabatella é profissional da educação, consultora e pesquisadora, especializada nas áreas de Inteligência Humana, Saltas Habilidades/Superdotação e Talento. Ela é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Além disso, é delegada do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC – Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas) desde 1997 e membro da National Association for Gifted Children (NAGC – Associação Nacional para Crianças Superdotadas) dos EUA.
Sabatella é sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), fundadora e presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem (Inodap), que é considerado referência entre as instituições brasileiras pelo seu trabalho pioneiro na descoberta de talentos, avaliação do potencial intelectual de crianças, jovens e adultos superdotados, acompanhamento e orientação escolar, familiar e capacitação de profissionais. O Inodap é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve ações e serviços nas áreas de pesquisa, cultura, educação e ciência, bem como nas questões da educação inclusiva, com enfoque nas Altas Habilidades/ Superdotação.
Atua como professora em cursos de pós-graduação voltados para a formação e a capacitação de profissionais e tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Também é reconhecida internacionalmente nas pesquisas sobre inteligência, talento e superdotação.
SOLENIDADE DE ENTREGA DE MENÇÃO HONROSA À PROFESSORA MARIA LÚCIA PRADO SABATELLA, PRESIDENTE DO INSTITUTO PARA OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM - INODAP
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Assembleia comemora 118 anos de imigração japonesa
Evento foi uma iniciativa do deputado Jairo Tamura (PL)
Leia maisDeputado Alexandre Curi (Republicanos) propõe lei para combater o racismo em estádios e eventos no Paraná
De acordo com o presidente da Assembleia, o objetivo é fortalecer o enfrentamento a uma prática incompatível com os valores da sociedade paranaense.
Leia maisPara deputada Maria Victoria (PP), lei que reconhece Curitiba como Capital do Hidrogênio Renovável consolida o protagonismo do Paraná na transição energética
A 2ª secretária da Casa assina a nova legislação ao lado do presidente, deputado Alexandre Curi (Republicanos); e do 1º secretário, deputado Gugu Bueno (PSD).
Leia maisIgreja Católica e lideranças religiosas do Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa
Sessão solene teve como objetivo reconhecer a contribuição da Igreja Católica para a sociedade paranaense nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana
Leia mais