NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito ao artista plástico Sérgio Ferro
18h00
por Adriana Ribeiro
Fonte: Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria - 41 3350-4314
3 min de leitura
2.077 visualizações
A Assembleia Legislativa entregou nesta sexta-feira (22) o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao arquiteto, pintor, desenhista e professor curitibano Sérgio Ferro. A homenagem aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde o artista plástico fez a abertura de uma exposição que inaugura o novo espaço cultural e integra as comemorações dos 65 anos daquele órgão. Autoridades, familiares e amigos de Ferro participaram da cerimônia.
Proponente da honraria, o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia, disse em seu discurso que o Legislativo paranaense se sente honrado em fazer a homenagem a Sérgio Ferro, a quem considera um dos mais respeitados artistas paranaenses. “Acredito que para mim a estima é ainda maior por ter sido o autor do projeto que propôs esta homenagem, que faço questão de destacar, foi aprovada por unanimidade pelos deputados”.
Sérgio Ferro agradeceu a homenagem e se disse surpreso. “Quando soube que me prestariam esta homenagem fiquei surpreso. Nasci em Curitiba e me sinto um paranaense ingrato por vir tão pouco a este estado. Não sei se mereço esta honraria, mas estou cheio de orgulho”, falou. O artista elogiou também a iniciativa do Tribunal de Contas de criar um espaço para a divulgação da arte no estado.
O presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, destacou que a exposição de Sérgio Ferro é uma forma de homenagear o artista paranaense e marcar os 65 anos de fundação do Tribunal. Segundo ele, a exposição de dez quadros, pertencentes a acervos particulares franceses, é gratuita e aberta ao público.
Artista – Sérgio Ferro Pereira nasceu em Curitiba, em 25 de julho de 1938. Diplomou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), em 1962. Ao lado de Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, fez parte de um dos momentos mais brilhantes e criativos da arquitetura brasileira. Há 40 anos está radicado na França, para onde se mudou primeiro como exilado político e depois exerceu a carreira de professor da Escola de Arquitetura de Grenoble.
Ferro tem seu trabalho reconhecido mundialmente. Em Curitiba é possível admirar duas de suas obras, murais comemorativos realizados em homenagem aos 300 anos da cidade e aos 500 anos do Brasil, ambos expostos no Memorial de Curitiba.
A beleza dos murais do artista também lhe rendeu o importante convite do arquiteto Oscar Niemeyer para a pintura do Memorial da América Latina, em São Paulo. Na França executou ainda obras de grandes dimensões, como os murais das cidades de Villeneuve, Lyon e Grenoble.
A genialidade de Sérgio Ferro é reconhecida pelas novas gerações da arquitetura e pelos críticos de arte. O trabalho do artista lhe garantiu diversas e importantes premiações, principalmente no Brasil e na França. Entre elas, a comenda de Melhor Pintor do Ano, em 1987, outorgada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e o título de Cavaleiro das Artes e das Letras, oferecido pelo governo francês, em 1992.
Proponente da honraria, o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia, disse em seu discurso que o Legislativo paranaense se sente honrado em fazer a homenagem a Sérgio Ferro, a quem considera um dos mais respeitados artistas paranaenses. “Acredito que para mim a estima é ainda maior por ter sido o autor do projeto que propôs esta homenagem, que faço questão de destacar, foi aprovada por unanimidade pelos deputados”.
Sérgio Ferro agradeceu a homenagem e se disse surpreso. “Quando soube que me prestariam esta homenagem fiquei surpreso. Nasci em Curitiba e me sinto um paranaense ingrato por vir tão pouco a este estado. Não sei se mereço esta honraria, mas estou cheio de orgulho”, falou. O artista elogiou também a iniciativa do Tribunal de Contas de criar um espaço para a divulgação da arte no estado.
O presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, destacou que a exposição de Sérgio Ferro é uma forma de homenagear o artista paranaense e marcar os 65 anos de fundação do Tribunal. Segundo ele, a exposição de dez quadros, pertencentes a acervos particulares franceses, é gratuita e aberta ao público.
Artista – Sérgio Ferro Pereira nasceu em Curitiba, em 25 de julho de 1938. Diplomou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), em 1962. Ao lado de Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, fez parte de um dos momentos mais brilhantes e criativos da arquitetura brasileira. Há 40 anos está radicado na França, para onde se mudou primeiro como exilado político e depois exerceu a carreira de professor da Escola de Arquitetura de Grenoble.
Ferro tem seu trabalho reconhecido mundialmente. Em Curitiba é possível admirar duas de suas obras, murais comemorativos realizados em homenagem aos 300 anos da cidade e aos 500 anos do Brasil, ambos expostos no Memorial de Curitiba.
A beleza dos murais do artista também lhe rendeu o importante convite do arquiteto Oscar Niemeyer para a pintura do Memorial da América Latina, em São Paulo. Na França executou ainda obras de grandes dimensões, como os murais das cidades de Villeneuve, Lyon e Grenoble.
A genialidade de Sérgio Ferro é reconhecida pelas novas gerações da arquitetura e pelos críticos de arte. O trabalho do artista lhe garantiu diversas e importantes premiações, principalmente no Brasil e na França. Entre elas, a comenda de Melhor Pintor do Ano, em 1987, outorgada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e o título de Cavaleiro das Artes e das Letras, oferecido pelo governo francês, em 1992.
Notícias Relacionadas
09:12
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia mais
16:06
Assembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia mais
10:22
Assembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia mais
10:55
Assembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais