Assembleia faz homenagem a entidade paramaçônica Ordem Internacional do Arco-Íris

03/04/2017 17h16 | por Sandra C. Pacheco

Grande Expediente - Apresentação das Meninas da Ordem Internacional do Arco Íris por proposição do deputado Guto Silva (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Por iniciativa do deputado Guto Silva (PSD) a Assembleia Legislativa do Paraná dedicou espaço na sessão plenária desta segunda-feira (3) para homenagear a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, instituição paramaçônica dedicada à edificação do caráter de adolescentes com idade entre 11 e 20 anos, com base em preceitos como o amor ao lar, à família e ao próximo,  crença na existência de Deus, respeito à natureza, fidelidade e dignidade de caráter, patriotismo e amor pelos símbolos pátrios, entre outros.
Durante o evento usaram a tribuna, além de Guto Silva, Heloisa Nardoni, preceptora da Assembleia Renascer nº 19; Ana Henriqueta Bezerra, preceptora da Assembleia Harmonia das Cores nº 14; e Bernardete Borges, preceptora-mãe do Paraná, representando a grande jurisdição do Paraná e Paraguai da entidade. Todas falaram sobre os objetivos da Ordem e sua importância na disseminação de valores como a tolerância, a solidariedade e a caridade, ao mesmo tempo em que busca desenvolver noções de responsabilidade e liderança. O deputado Guto Silva, que é autor de lei criando o Dia Estadual das Meninas do Arco-íris, recebeu do grão-mestre do Grande Oriente do Paraná e presidente da Confederação Maçônica do Brasil, João Krainski Neto, e do grão-mestre da grande Loja do Paraná, Valdemar Kretschmer, placa comemorativa à data.
História – A Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas foi idealizada pelo mestre maçom William Mark Sexon, quando o mundo sofria as consequências da 1ª Guerra Mundial, em que muitos pais e irmãos perderam a vida. Para orientar e amparar as meninas, pensou em criar uma ordem onde teriam a oportunidade de aprender e compartilhar suas ideias com pessoas da mesma idade, assistidas e orientadas por adultos. Sua fundação deu-se em 6 de abril de 1922, na cidade americana de McAlester (Oklahoma), daí espalhando-se pelo mundo e chegando à Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Filipinas, Itália, Japão e Paraguai.
A ordem chegou ao Brasil através do mestre maçom José Rodrigues Filho, seu patrono no país, que teve o auxílio de outro mestre maçom, João Chiarelli Salgado, sua esposa, Mara Drummond Salgado, e um grupo da Loja Maçônica Acácia do Oeste I, nº 44, de Cascavel. Por determinação do grão-mestre da Grande Loja do Paraná, Adolfo Bley, foram buscadas orientações junto à fundação da entidade, nos Estados Unidos, dando início ao processo para a fundação da Ordem no Brasil. Em 15 de maio de 1990 João Chiarelli Salgado foi indicado para assumir o cargo de Supremo Deputado da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas no Brasil, o primeiro da América do Sul a exercer esse cargo.
Finalmente, em 16 de maio de 1992 foi fundada a primeira Assembleia Arco-íris do Brasil, a Caminho da Luz nº 1, com sede em Cascavel. Hoje a Grande Jurisdição conta com 33 assembleias, 18 no Paraná, quatro no Tocantins, três no Pará, uma em Mato Grosso do Sul, uma no Maranhão e seis no Paraguai.

Ouça o Podcast relacionado