Assembleia faz sessão solene para homenagear os 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Evento no Plenário do Legislativo estadual também foi marcado pelo lançamento de selo personalizado alusivo ao cinquentenário do IPEM/PR.

10/10/2017 18h25 | por Sandra C. Pacheco
 Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - Ipem/PR.

Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - Ipem/PR.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

 Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - Ipem/PR.

Por iniciativa dos deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Gilberto Ribeiro (PRB) a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão solene nesta terça-feira (10) para celebrar os 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM. Com a presença de autoridades, dirigentes, ex-dirigentes e funcionários do instituto, o evento foi marcado também pelo lançamento de selo personalizado alusivo à data, peça filatélica composta pela logomarca do IPEM/PR circundada pela arte estilizada de um pinhão na cor verde, o numeral 50 e as datas relativas ao cinquentenário.

Foram homenageados na ocasião servidores do órgão, colaboradores e os ex-presidentes Paulo Fontana Junqueira, Gilberto Agibert Filho, Juraci Barbosa Sobrinho, Paulo Maia de Oliveira, Leonaldo Paranhos, José Antônio Fonseca, Marco Antônio Lima Berberi, Galdino Alves Júnior, Rubens de Camargo Penteado, além do presidente do INMETRO  Carlos Augusto de Azevedo; do presidente do IPEM/PR, Oliveira Filho; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar  Traiano (PSDB); e do governador Beto Richa (PSDB).

A solenidade foi presidida pelo deputado Praczyk e contou com as presenças do deputado Stephanes Junior (PSB); do secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; do superintendente estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cesar Kremer dos Santos; do presidente do INMETRO, Carlos Augusto Azevedo; do professor Francisco Assis Mendonça, representando o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; do professor Walter Luis Mikos, representando o reitor da UTFPR, Luis Alberto Pilati; do diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; e do diretor superintendente do Paraná Metrologia, Celso Kloss; entre outras autoridades.

Atuação – Criado pela Lei Estadual nº 5.652, de 6 de outubro de 1967, o IPEM é uma autarquia subordinada ao Governo do Paraná através da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Tecnicamente vincula-se ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, de quem recebe delegação para o exercício de suas atividades referentes a avaliação da conformidade, verificação metrológica e calibração de ensaios.

Atua nos 399 municípios paranaenses, com sede na capital. Está presente nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, onde se situam as sedes das regionais, além de um escritório em Foz do Iguaçu, recentemente inaugurado. Seus serviços beneficiam todos os segmentos da sociedade de natureza comercial, industrial e de defesa do consumidor, bem como nas áreas de saúde, segurança, controle ambiental. Em relação à defesa do consumidor, a confiança nas medições é necessária para evitar conflitos que afetem, direta ou indiretamente, a economia do estado e do país.

De acordo com o presidente do órgão, Oliveira Filho, “se hoje, no Paraná, a população pode ter certeza de que realmente está adquirindo o produto com peso e medidas informados na embalagem e qualidade merecedora do selo de qualidade do INMETRO, é porque o IPEM/PR trabalha nos bastidores para garantir a segurança e a confiabilidade nos bens consumíveis e serviços prestados". 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação