Assembleia firma acordo para se tornar o Legislativo mais sustentável do Brasil Termo de cooperação assinado nesta terça (07) com a Prefeitura de Curitiba implementa programas de desenvolvimento ambiental no parlamento.

07/11/2023 13h04 | por Thiago Alonso

A solenidade de assinatura do termo ocorreu no jardim da entrada do Prédio Presidente Tancredo Neves (Prédio dos Gabinetes).Créditos: Nani Gois/Alep

Com a assinatura, o parlamento paranaense passa a implantar uma série de ações de preservação do meio ambiente, destinação de lixo, reciclagem, plantio de árvores e promoção de polinização da flora.Créditos: Nani Gois/Alep

Durante o evento, foi realizado o plantio simbólico de árvores nativas paranaenses.Créditos: Nani Gois/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná trabalha para se tornar o poder legislativo mais sustentável de todo o Brasil. Um importante passo foi dado nesta terça-feira (7), após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Assembleia e a Prefeitura Municipal de Curitiba para replicar, na sede do Poder Legislativo, projetos e programas de referência desenvolvidos pelo município. As propostas integrarão o Programa Assembleia + Sustentável. Com a assinatura, o parlamento paranaense passa a implantar uma série de ações de preservação do meio ambiente, destinação de lixo, reciclagem, plantio de árvores e promoção de polinização da flora.

A solenidade de assinatura do termo ocorreu no jardim da entrada do Prédio Presidente Tancredo Neves (Prédio dos Gabinetes) e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), do prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, além de parlamentares e representantes do Executivo municipal. Durante o evento, foi realizado o plantio simbólico de árvores nativas paranaenses.

Para o presidente da Assembleia, o Legislativo avança ainda mais em seu processo de modernização. “Este é um ato que coloca o Poder Legislativo estadual na vanguarda de todas as assembleias do Brasil. Aqui se trabalha tanto a elaboração de projetos de leis que vão melhorar a vida dos paranaenses, quanto neste olhar para a sustentabilidade. O Paraná é o Estado mais sustentável do país. Neste sentido, toda e qualquer iniciativa que vise defender a sustentabilidade é elogiável. Fico orgulhoso de viver este momento como presidente. Este espaço vai permitir à juventude trazer esse sentimento de cultivar e cultuar a sustentabilidade”, afirmou.

Para o deputado Alexandre Curi, o Poder Legislativo segue bons exemplos de cuidado com o meio ambiente. “A sustentabilidade é o tema que movimenta o mundo. Nós temos Curitiba como a capital mais sustentável da América Latina e o Paraná reconhecido por três vezes como o estado mais sustentável do Brasil. A Assembleia do Paraná não podia ficar atrás. Por isso, a Mesa Executiva iniciou esse programa de sustentabilidade, lançando aqui o Jardins de Mel, que são abelhas nativas sem ferrão, e o programa EcoCidadão, que trata da destinação de lixo orgânico em parceria com associações de catadores. Além disso, vamos ser a primeira Assembleia do Brasil a coletar o lixo eletrônico. Sem dúvida nenhuma seremos o Poder Legislativo mais sustentável do Brasil”, ressaltou.

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, lembrou que a ampliação de ações que promovam a preservação do meio ambiente deve ser replicada. “Temos hoje esta importante ação na Assembleia, como a instalação das casas de abelha que fazem a polinização. Em Curitiba, chegamos a quase 450 mil árvores plantadas na cidade, demostrando o nosso empenho e cuidado. Por isso, este convênio é uma ação importante e simbólica que mostra o cuidado de todos que estão aqui com meio ambiente e a sustentabilidade”, disse.

Também participaram da solenidade o deputado Goura (PDT), as deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos) e Márcia Huçulak (PSD), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e o ex-governador Orlando Pessuti.

Termo

Com o acordo, a Assembleia Legislativa implanta o programa “Jardins de Mel”, que visa divulgar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente. A instalação de meliponários com colônias de espécies de abelhas nativas sem ferrão, permitindo a polinização de cerca de 90% das plantas locais. A iniciativa inclui uma série de atividades educativas que promovem a sensibilização sobre os benefícios ecossistêmicos de regulação e equilíbrio ambiental decorrente da presença das abelhas nativas, integrando uma rede já existente em outros parques e espaços públicos da cidade.

O Poder Legislativo também integra ao seu ambiente o programa EcoCidadão, que permitirá a coleta de lixo eletrônico nas dependências da sede do Poder Legislativo, além da elaboração e execução de um plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do lixo que não é lixo produzido pela Assembleia.

Outro acordo vai possibilitar uma parceria com o Horto Municipal para disponibilização de mudas de árvores e flores nativas da região nos espaços abertos e jardins da Assembleia.

Paralelamente, a Assembleia Legislativa está finalizando termo de cooperação similar com o Governo do Estado do Paraná com objetivo semelhante de propagar boas práticas adotadas no Poder Executivo em sua própria estrutura, congregando iniciativas modelo que possam ser adotadas em outros municípios do Estado.